ÉTICA NA PESQUISA CIENTIFICA, ÉTICA COMO PRIORIDADE SOCIAL E NÃO INDIVIDUAL.
Por ALINE ALMEIDA DE CARVALHO | 05/06/2018 | DireitoDADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TÍTULO: ÉTICA NA PESQUISA CIENTIFICA, ÉTICA COMO PRIORIDADE SOCIAL E NÃO INDIVIDUAL.
ÁREA DE CONHECIMENTO: FILOSOFIA
AUTOR:ALINE ALMEIDA DE CARVALHO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÌFICO
PROFESSORA: MERCIA CARVALHO
CIDADE: SALVADOR
DURAÇÃO: 06 MESES
OBJETIVO DE PESQUISA
2.1 TEMA
ÉTICA NA PESQUISA CIENTIFICA, ÉTICA COMO PRIORIDADE SOCIAL E NÃO INDIVIDUAL
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente assunto abordado tem a finalidade de explanar a relevância da pesquisa cientifica e seus atributos, no âmbito de convencer ao leitor que a ética moral deve ser de extrema relevância e prioridade nos trabalhos científicos e com total responsabilidade nos interesses sociais e não apenas nos interesses pessoais pois abarca o conhecimento para sua elaboração e atinge os mais importantes grupos sociais com um proposito, ecoar saberes a todo custo, como fontes de cultura, mesmo neste vasto meio onde podemos capturar informações, podemos escolher o método mais preciso para que com isso consigamos elaborar uma pesquisa cientifica relevante e com ética.
A decisão tomada para a produção de conhecimento tem o fim de contribuir para nossa melhora em nosso cotidiano, para nossa qualidade de vida e nosso avanço intelectual e isto, tem que haver a responsabilidade social, tem que existir o interesse social sobre qualquer decisão tomada para esta finalidade.
Temos a responsabilidade de levar solução ou problema para uma sociedade, no mesmo molde temos também a ética da liberdade, uma forma que podemos acreditar que somos livres para apresentar conhecimento com a garantia da responsabilidade sobre a sociedade e numa vertente coletiva.
2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Podemos acreditar que a pesquisa cientifica deve ser de bastante responsabilidade de quem a executa, e esta decisão tem que partir do próprio executor, com intenção apenas de resolução de conflitos, não de trazer para uma sociedade, conflitos.
Com base nesta reflexão surge as questões éticas e morais, o que entendemos como bem e mal, justo e injusto e esse crescimento é mutuamente no sentido de compreender o que é tratar o outro com justiça.
A ideia de ética na pesquisa cientifica em tempos atuais é entender de fato os valores sociais e os fatos atuais, e se estes fatos são discutidos e envolvidos por toda classe social, podemos assumir este risco acreditando que as práticas de ética e moral podem ser questionados por toda classe social em nosso pais?
O caos cultural e a nossa democracia estão sobre uma visão defasada e enfrentam desafios que facilitam o retardamento nas pesquisas cientificas, a falta de exclusividade é um fator que vem favorecendo a subordinação de certas áreas cientificas, a biopirataria é um fator que favorece as propostas de base ideológica e aniquila de vez a base cientifica e isso influencia e traz um grande impacto nas questões de ética sobre como fazemos a ciência.
A questão da produtividade acadêmica também abrange uma tendência hegemônica e deixa a qualidade, a excelência na pesquisa cientifica em evidencia.
Logo, é inevitável acreditar que uma publicação aparentemente inédita, pode ser compartilhada por autores diversos e esses resultados são fatiados em múltiplos artigos e com isso é crescente os plágios e autoplágios.
É possível ser inédito e eficiente nas pesquisas cientificas diantedessa contemporaneidade e dessa cobrança continua por exclusividade?