Etica na Internet Existe?

Por André Luis de jesus fonseca | 08/02/2011 | Tecnologia

Quando falamos de internet falamos de varias questões entre elas as chamadas questões éticas
Muitas vezes entendemos por ética algo como moral ou seja regras pre-determinadas por uma sociedade ou mesmo alguma instituição como igreja ou mesmo pelo estado.
Porem a etica deve ser entendida como a ciencia que deriva da filosofia e que tem como principal função de estar desenvolvendo nas pessoas uma reflexão critica a respeito da moral ou dos valores pre-determinados por uma determinada instituição.

Portanto aqui não vamos pré-determinar nenhuma regra não vamos falar aqui de questões moralisticas como condutas ou algo assim pois a moral e algo muito único e pessoal de cada pessoa mas sim vamos propor um pequeno debate através deste artigo sobre questões eticas na internet como:
Privacidade:Até podemos dizer que o direito de privacidade do individuo e respeitado na internet?
Respeito a vida:Como podemos pensar o respeito a vida na internet?

Vamos começar aqui propondo um debate sobre a Privacidade na Internet Todos sabemos que na Internet se diz oque quer e da forma que desejar mas tambem ouvimos oque quer da forma que falamos com esta pessoa já pensou nisso.

Porem não há nenhum tipo de privacidade na Internet não a como você não estar sendo visto por outras pessoas.

A grande prova desta afirmação esta no funcionamento da Internet para você ter acesso a Internet você precisa contratar um Provedor de Acesso a Internet conhecidos tecnicamento como ISPs
Esta empresa então irá lhe fornecer um acesso a Internet e tambem um numero único que irá lhe identificar na Internet uma especie de RG mas com um nome mais tecnico o IP.

Este IP não tem como ser alterado pelo usuario ou seja por você e tudo oque você faz na Internet e identificado não somente pelo seu ISP mas por outras pessoas como o administrador de uma rede social,administrador de sala de bate papo enfim portanto se você cometer algum crime você será facilmente identificado por meio deste IP.

Mas tambem a outra questão com relação a privacidade e a questão da exposição da sua imagem na internet e isso fica marcado praticamente pelo resto de sua vida mesmo que você não tenha mais acesso a Internet.

Então ao mesmo tempo que se pode dizer que qualquer pessoa pode publicar oque desejar na internet temos que a pessoa passa a ficar exposta e tudo oque ela publica liga a esta pessoa.

Isso cria uma vitrine virtual que pode ser usada tanto positivamente como negativamente tudo depende do que publicamos.

Mas e quando outras pessoas autorizadas ou não por nos publica algo sobre nos isso e correto ou e legal?

A Internet esta sujeita as mesmas normas e leis que qualquer outra midia isso independe de territorio ou seja mesmo que você entre em uma rede social que não tenha sede aqui no brasil esta deverá seguir as leis brasileiras e se você estiver em site estrangeiro aceitará seguir as leis daquele pais.
Quanto a questão se e etico ou não fazer isso isso depende do que cada pessoa pensa e tambem da intenção desta pessoa se a intenção foi boa pode ser etica ou não se intenção negativa pode ser etica ou não tudo depende do que se publicou e qual o conceito de quem publicou e de quem foi envolvido nesta publicação.

Vamos falar agora da questão de respeito a vida
Respeito a vida ao contrario da privacidade não envolve questões de Leis pois não há como matar uma pessoa pelo computador embora se possa motivar um assassinato usando o computador como já aconteceu em varios casos.

Então podemos dizer que e uma questão mais etica do que propriamente dita legal quando falamos de respeito a vida estamos falando de respeitar o ponto de vista de um ser humano e e importante que se diga que um ser humano tem como grande diferencial da maquina a capacidade de sentir e agir de forma individual e não mediante comandos pense nisso.

Quando falamos de agir de sentimentos a muitos conceitos sobre oque e sentimento e sobre a individualidade do ser humano talvez nunca tenhamos uma definição de sentimentos humanos
Mas embora não possamos definir sentimentos humanos podemos sim sentir como humanos e pensar nos limites de cada ser humano e que da mesma forma que não queremos que alguem chegue e invada os nossos limites não podemos invadir os limites do outro senão vamos estar dando direio do mesmo de fazer a mesma coisa reflita sobre isto.


André Luis de Jesus Fonseca
E-mail:contato@universopgti.net
MSN 1:ti_pgti@hotmail.com
MSN 2:contato@universopgti.net
Site:www.universopgti.net