Ética e sua Percepção
Por Grasiele Evangelista Souza Moraes | 02/04/2013 | SociedadeÉtica e sua percepção
Peguei-me analisando, refletindo sobre Ética. Qual é o real valor dessa palavrinha e o mais importante, se as pessoas sabem realmente o que ela representa dentro de uma organização ou até em suas próprias vidas.
Ética esta descrita no dicionário como: “Ciência da moral”, denomina-se o conjunto de valores e crença de um determinado indivíduo, logo ser ético é agir de acordo com seus princípios, valores e crenças.
Entrei nesse assunto para conseguir atingi outro, pois bem. Durante esses dias entrei em uma discussão que envolvia o âmbito organizacional e tratava de indústrias como; indústrias de cigarros, bebidas e armamento. A questão era se essas indústrias trabalhavam de uma forma ética, pois se tratava de empresas que fabricavam um produto que destrói sociedades, países, famílias e aniquilam com milhares de vidas, conhecidas também como o trio da morte. Será que elas trabalham com essa ciência da morar e estão respeitando os valores e os princípios?!
Bom, com esse questionamento acredito que de primeiro momento tenha chegado à mesma conclusão que eu e outros milhares que já se fizeram essa mesma pergunta. É realmente ali não se encontra ética, pois está claro que os valores e princípios não são um fator importante ali.
Porém olhando com outra visão, esse trio industrial é tão ético tanto quanto muitas empresas que conhecemos e até trabalhamos ou temos parcerias.
Espantado! Então vamos lá, analisa a indústria que fabrica o refrigerante de cola, mesmo sendo comprovado que faz muito mal a saúde, podendo levar uma pessoa ter diversos de complicações no sistema digestivo, como gastrite entre outros, ele é comercializado normalmente, mesmo infringindo princípios.
Quantas pessoas não se matam ou vivem na miséria por causa do consumismo que a mídia cada vez nos influencia.
É ético tentar “vender” um limite de conta para uma pessoa que acabou de estourar o limite do cartão de credito e já disse que não tem como pagar de forma angustiante. Isso pra mim não é ético mais eles não estão nem preocupados com isso, afinal o importante é lucrar, lucrar e lucrar.
O que podemos levar em consideração disso é que devemos analisar muito bem quando tratamos desse assunto, e quando apontamos o dedo de acusação do outro afinal o trio industrial está ali para vender seu produto tanto quanto os bancos e a indústria de refrigerante de cola.
Autora: Grasiele E. S. Moraes
Orientação : Professora Esther Cosso - Faculdade Nossa Cidade