Estudo de viabilidade técnica para implantação de biodigestor em pequena propriedade rural: um estudo de caso.

Por Eduardo Prado | 26/09/2017 | Engenharia

 

Eduardo Vicente do Prado

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - UNIVIÇOSA, Viçosa – MG, Brasil

Departamento de Engenharia Civil

 

Lorena Souza Abduani Firmino

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - UNIVIÇOSA, Viçosa – MG, Brasil

Departamento de Engenharia Ambiental

 

Resumo: Os dejetos provenientes da criação de gado leiteiro e a destinação final do mesmo tem ganhado muita importância dentro da questão ambiental. Uma das alternativas para tratamento do dejeto gerado é a utilização de biodigestores. Objetivou-se então um estudo para escolher o melhor local para instalação do biodigestor, a determinação da sua capacidade e também qual o melhor biodigestor a ser instalado de forma a analisar a viabilidade técnica para aproveitamento dos gases. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde, também, foram feitas algumas medições para definir o melhor local. Para a instalação do biodigestor definiu-se então uma distância de 14 m do curral, 43,33 m da sede da propriedade e 65 m da nascente já apresentando terraplanagem. A capacidade encontrada foi de0,98 m³ de biogás diariamente, que resulta em uma produção total de 39,2m³ de biogás/dia, disponíveis para serem transformados em alguma forma de energia e aproximadamente 52 litros de fertilizante e o biodigestor escolhido foi modelo Indiano, da marca Fotlev.

Palavras chaves:Biodigestor; biogás; gado; dejeto; poluente.

 

INTRODUÇÂO

Devido ao constante crescimento populacional e ao aumento da demanda por combustíveis, percebe-se que está próximo o esgotamento dos combustíveis fósseis como fonte de energia. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte inesgotável, tende a acabar devido ao imenso crescimento populacional. Dessa maneira, surgiu a necessidade por fontes alternativas de energia.

 As novas tecnologias desenvolvidas que utilizam fontes renováveis de energia como energia hídrica, eólica, solar, biomassa, entre outras tantas, são muito eficientes, possuem um valor econômico mais acessível e ainda diminuem os impactos causados no meio ambiente. Para Lorenzo (1994) a eficiência energética, redução no consumo e a demanda de fornecimento futuro, deverão ser baseadas em fontes renováveis.

A atividade agropecuária no Brasil passa por expansão, é crescente a demanda por produtos de origem animal, o que ocasiona aumento na geração de dejetos, dificultando a sua disposição e tratamento.Com esse aumento no setor agropecuário, os efluentes gerados possuem maior carga orgânica, que podem contaminar o meio ambiente se não forem descartados de forma adequada e segura. Esses resíduos podem ser utilizados como fonte de energia, se houver um manejo correto, para a geração do biogás. O biogás é o resultado da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos (FARIA, 2012).

O biodigestor é um reservatório onde é fermentado o material orgânico para a geração do biogás. A conversão de componentes orgânicos em formas inorgânicas ocorre devido à oxidação biológica feita pelas bactérias.Nas condições anóxicas, as bactérias utilizam componentes químicos. Os principais são: nitratos, sulfatose dióxido de carbono. Esses são utilizados como aceptores finais de elétrons e resultam em produtos finais da oxidação da matéria orgânica, tais como o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), ácido sulfídrico (H2S) e outros gases e ácidos orgânicos de baixo pesomolecular (SANTOS, 2015).

O poder poluente dos resíduos pode ser reduzido com a conversão da matéria orgânica. Os biodigestores podem ser considerados um ecossistema, diversos microrganismos convertem matéria orgânica complexa em metano, gás carbônico, água, amônia e gás sulfídrico, além de novas células bacterianas. São variadas as espécies de bactérias, em simbiose, que realizam o completo processo anaeróbio(SALOMON, 2007).

De acordo com Faria (2012), além de ser uma nova fonte de energia alternativa, a utilização do biogás pode auxiliar na redução dos problemas ambientais e trazer vantagens como: geração de energia renovável e limpa, redução dos resíduos ao corpo hídrico, redução dos gases do efeito estufa, entre outros.

O objetivo deste trabalho foi realizar o estudo de viabilidade técnica da implantação de um biodigestor em uma pequena propriedade ruralpara aproveitamento dos dejetos provenientes da atividade leiteira, para geração de energia elétrica e gás.

Artigo completo: