Estudo Comparado
Por Sandra de Santa Rosa | 30/03/2013 | EducaçãoESTUDO COMPARADO
"Ler não é caminhar sobre as palavras.Ler é reescrever o que estamos lendo,é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincular com o meu contexto." ( SHOR, Ira e FREIRE, Paulo. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986) Gosto de dividir, doar, ganhar: conhecimento, roupa, sapato, perfumes, histórias e também minhas práticas em sala de aula.
Penso que ensinar a ler o mundo e suas entrelinhas, principalmente na efervecência da globalização, faz e marca a diferença. Ao assistir ao filme Mamãe faz 100 anos, Carlos Saura, 1932 e ao ler Feliz aniversário conto de Clarice Lispector, tomando por base o nível das turmas de 3ª série do ensino Médio, com as quais trabalhei no ano passado, montei a seguinte atividade, dividida em etapas consecutivas, para estudo comparado:
Sobre o conto Feliz aniversário:
1 - Leitura integral do texto com acompanhamento e inferências.
2 – Assuntos principais para refletir e debater: as relações e comportamentos familiares e humanos, a velhice.
3 – Produção escrita dirigida por roteiro de observação, sobre o texto (avaliação do conteúdo: estrutura e temática).
Sobre o filme Mamãe faz 100 anos:
1 - Assistir integralmente ao filme.
Orientações prévias:
∙ Solicitei a observação dos tipos sociais/humanos/familiares que se apresentam no filme;
∙ Preparei-os para a cena de nu frontal e casal simulando sexo;
∙ Solicitei que observassem para comentários posteriores os conflitos humanos delimitados pelas fragilidades de comportamento e ações (amor x ódio; medo x coragem; liberação x repressão; sexualidade x frigidez; realidade x devaneio...).
2 - Estudo comparativo por meio de roteiro: pesquisa e produção escrita orientadas.
ROTEIRO BÁSICO DA PRODUÇÃO ESCRITA – DESENVOLVIDO E AMPLIADO DE ACORDO COM A ELABORAÇÃO DOS ALUNOS E APARECIMENTO DE DÚVIDAS PARA APRIMORAMENTO.
Após a leitura do conto - Comentar a arte literária, por meio do conto. Explorar todos os elementos que foram levantados no momento da leitura e da produção escrita posterior à leitura. (Ponto de vista do narrador, uso elaborado das palavras para conotar as relações familiares e os conflitos humanos, etc.)
Após assistir ao filme: Comparar a arte literária à arte cinematográfica – o que as une e/ou separa. Mencionando também por que ambas são consideradas arte, que papel cumprem, como estabelecem o pacto com o leitor, sobre quais assuntos levam o leitor ou espectador a refletir. (Semelhanças e diferenças).
Encerrar o texto com as reflexões pessoais sobre os assuntos sugeridos por meio das duas leituras.
PARTE II – PESQUISA E CRIAÇÃO. EXTRAPOLAÇÃO. Grupo de até quatro componentes.
Apresentação: trabalho escrito, seguindo da melhor forma possível, as orientações para organização de um trabalho, as imagens devem acompanhar o corpo do trabalho, ter referências e respectivas legendas. TEMA: o idoso – (Os próprios alunos sugeriram, no calor da atividade: Melhor idade.)
Itens:
- Qual é, em números, a população idosa do Brasil? O que caracteriza essa população?
- Que fatores provocaram as mudanças no padrão de longevidade atual? (Como era no século XIX, XX e como é no século XXI?)
- Como é a qualidade de vida dos idosos atuais?
- Como participam do mercado de trabalho?
- Quais os cuidados de saúde que requerem? Por quê?
- Como são os cuidados de saúde que recebem: família e governo? Há políticas públicas específicas para eles? (Ilustrar as informações com fotos diversificadas.)
- Sessão ‘fatos e fotos’ de/com idosos brasileiros atuais. Da família, inclusive. Com legendas e referências para a montagem do painel.
1. As fotos - Misturar anônimos sociais com ‘celebridades’, etnias que formam o Brasil, pessoas que rodeiam seu cotidiano, se possível, digitalizar fotos de familiares queridos.
2. Os fatos - Pequenos textos, histórias, dados interessantes que possam ser agregados à imagem.
O resultado foi incrível. Os textos bem escritos, potencialmente criativos, o painel fez sucesso no pátio da escola. A satisfação foi plena, todos os envolvidos demonstraram a apreensão de mais uma habilidade para estabelecer relações entre gêneros e produzir material de qualidade em torno do próprio conhecimento.