Estratégias contra a SOLIDÃO

Por Januário Elcio Lourenco | 15/07/2009 | Saúde

O que a solidão representa para sua vida ? Um refúgio pessoal, uma sensação de abandono, a tristeza de não ter amigos?

A possibilidade de desfrutarmos momentos a sós pode, inclusive, ser algo que renova a nossa mente e gera criatividade, mas a solidão que fere não depende do ambiente. Ela está no nosso interior.

É assim que mesmo no centro de uma multidão, que tão bem caracteriza a vida urbana de nossos dias, você pode estar se sentindo sem companhia, DESPREZADO e RECUSADO.

Não é uma sensação rara e de pouca importância, mas algo que abate a alma e o espírito de uma pessoa, levando-a à tristeza e ao desânimo.

Uma estratégia válida é o reconhecimento de que sempre existirão pessoas próximas a você, que merecem ser encaradas como uma boa companhia independente de condição social, fortuna, conhecimento ou aspecto físico.

Em segundo lugar, não vale a pena lamentar a atitude de algumas pessoas QUE PARECEM NOS IGNORAR, uma vez que o contato com elas não levaria a qualquer resultado positivo para preencher o vazio de nossa alma.

Lembre-se de que o mesmo desejo de aproximação que o motiva também vive no coração de muitas outras pessoas que gostariam de ver um gesto seu para responder com alegria.

Acima de tudo, devemos nos lembrar que existe ALGUÉM muito importante que jamais nos deixa sozinhos, principalmente nos momentos difíceis. Esse alguém é Deus:

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes: porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.(Josué 1:9).

Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.

www.pastorelcio.com