Estética Facial
Por Marilia Gabriela Rodrigues Franco | 11/03/2011 | SaúdeA Fonoaudiologia, acompanhando a evolução científica e tecnológica, pelo seu trabalho na área de motricidade oral, desenvolveu o tratamento preventivo e interventivo na estética facial, contribuindo para a qualidade de vida do indivíduo, proporcionando equilíbrio e harmonia à face, prevenindo e minimizando as rugas e sinais de expressão. A atuação na área estética foi regulamentada pela Resolução Número 352, de 05 de abril de 2008, do Conselho Federal de Fonoaudiologia que "Dispõe sobre a atuação do profissional em Motricidade Orofacial com finalidade estética."
Existem três tipos de rugas: as de expressão, causadas pela ação dos músculos da mímica facial; as gravitacionais, ocasionadas pelo peso dos tecidos ao longo do tempo e pela perda de colágeno da pele; e as mistas. Além dos fatores referidos anteriormente, contribuem para o aparecimento das rugas fatores externos como: doenças de pele e/ou respiratórias pré-existentes; uso de medicamentos; hábitos alimentares; consumo de água e líquidos diário; nível de stress; personalidade; horas de descanso; hábitos de vida (trabalho, lazer); exposição ao sol e precauções; tabagismo; alcoolismo; emagrecimento excessivo e rápido; cirurgias faciais; e prática de atividades físicas.
As rugas de expressão são aquelas que se localizam em cima do nariz, horizontal ou verticalmente, na testa, no canto externo dos olhos, no lábio superior.
As rugas que se formam diante das orelhas, nos lados do queixo ou no pescoço são as denominadas gravitacionais.
Os sulcos nasogênicos (bigode chinês) - depressões que vão da lateral do nariz ao extremo da boca, podendo inclusive estender-se até a mandíbula e as rugas verticais que se formam na parte anterior do pescoço, são exemplos de rugas de origem mista.
O trabalho fonoaudiológico dentro da estética facial tem por objetivo: adequar a postura de repouso facial e as funções estomatogmáticas de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, visando o equilíbrio e a harmonia facial; equilibrar as forças musculares de pescoço e face; fortalecer e sustentar os músculos da face; minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas; prevenir o aparecimento de sinais de envelhecimento; proporcionar hábitos orais, faciais e cervicais adequados; estimular a oxigenação e a vascularização facial e cervical; e harmonizar o estético e o funcional.
A tratamento fonoaudiológico estético envolve as seguintes etapas:
A anamnese, onde será investigado os fatores que podem influenciar no surgimento e agravamento das rugas faciais.
A avaliação, que consiste na verificação da musculatura facial, do pescoço e cervical, em repouso e em atividade,observando assim o funcionamento muscular e sua relação direta com as funções estomatogmáticas ? respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.
A fonoterapia, que será definida de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, envolvendo as seguintes etapas: limpeza da pele; hidratação da pele; conscientização do papel da musculatura na estética facial; exercícios faciais gerais; fortalecimento muscular; adequação das funções estomatogmáticas; exercícios musculares específicos; massagem facial ativa e passiva; estimulação dos pontos motores faciais; relaxamento muscular; drenagem facial pré e pós-cirúrgica; e manutenção da atividade muscular diária em casa.
As sessões são de aproximadamente 45 minutos, uma vez por semana.
O tratamento é indicado a partir dos 30 anos, preventiva e/ou corretivamente, conforme a necessidade.
As orientações dos exercícios devem ser seguidas corretamente para o resultado eficaz do tratamento.
Existem algumas contra-indicações para o tratamento fonoaudiológico estético como: peles com acne, seis primeiros meses de pós-cirúrgico facial e Bioplastia.