Esteja pronto para as mudanças

Por Leonardo Grapeia | 30/08/2009 | Adm

Diante da atual crise econômica, as notícias sobre fusões e aquisições têm se tornado rotineiras, uma vez que tais operações têm como o objetivo manter a solidez do mercado e manutenção da empregabilidade.  Em tempos de mudanças articule a visão dos colaboradores, pois isso poderá contribuir para uma transição mais confortável.

 

É importante definir uma meta para equipe, isso a tranqüiliza e evidencia o lado positivo da mudança. Seja entusiasta, assim você poderá disseminar o mesmo sentimento entre as pessoas da organização.  Identifique as vantagens da mudança  do ponto de vista de amplitude que esse momento traz para vida pessoal e profissional, isso ajuda a identificar o ganho a curto e longo prazo.

 

Evite usar frases chavões, pois elas deixam os colaboradores inseguros. Por isso, evite dizer “a mudança é uma constante nos dias de hoje” ou “temos que mudar para sobreviver”.  Se ocorrerem demissões, realocações ou outras conseqüências desagradáveis, antecipe as dúvidas e preocupações.  Faças quantas reuniões forem necessárias; quanto mais conversar sobre a natureza da mudança e o impacto que ela terá na vida das pessoas,  mais rumores serão evitados. Esse tipo de atitude é considerada uma nobreza que acaba aumentando a confiança dos colaboradores.

 

Em tempo de mudanças, é importante que as empresas sejam sinceras e claras sobre todo o processo, preparando os seus colaboradores, observando alguns parâmetros, tais como:

 

Acene com recompensas: Explique as vantagens de se adaptar rapidamente às mudanças. Se você puder oferecer um horário flexível, certamente a equipe lidará melhor com as novidades e diminuirá a recompensa.

 

Antecipe cenários: Todo mundo quer saber o objetivo final do processo de mudança. Ou seja, de que maneira as coisas ficarão diferentes? Responda apresentando uma série de resultados e especifique quais as variáveis envolvidas no processo.

 

Evite dar opiniões negativas: Apresente a mudança de um ponto de vista positivo, ou pelo menos, neutro. Não revele sua opinião, especialmente se você for contra.