Estágio Supervisionado II: Colégio Cenecista

Por gabirochagrm | 04/06/2017 | Adm

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA:JULIANA MIRANDA, ALCINEIDE PIMENTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

MARIA GABRIELA ROCHA MOREIRA

1.Apresentação da empresa:

1.1 Histórico:

O colégio Cenecista fundado em 1966 na cidade de Marco-Ce, Rua Coronel Neves, foi idealizado com a ajuda dos políticos locais e de lideranças da comunidade, o pároco da cidade Mons. Waldir Lopes de Castro procurou a CNEG – Campanha Nacional das Escolas da Comunidade, criando um grupo de associados responsável pela manutenção financeira da escola que conseguiram o apoio da cidade na época, Manuel Jaime Osterno e montaram o Centro Educacional São Manuel.

A história do colégio nasceu do sonho e empenho pessoal do pároco Mons. Waldir que, motivado pelo crescimento da cidade e pela falta de uma escola ginasial e colegial (hoje ensino fundamental e médio), fundou em 1965, o setor local, uma espécie de conselho comunitário que seria responsável pela implantação da escola.

Foi necessário contar com a colaboração voluntaria de muitos professores durante algum tempo. A aula inaugural foi realizada no dia 10 de maio de 1966 e contou com uma turma de 52 alunos. A perseverança de seus propósitos, aliada a credibilidade da comunidade, elevou o bom nome da escola na região do Baixo Vale Acaraú e fez com que o prestigio da escola ultrapassasse seus muros.

Em 2012, a Câmara Municipal de Marco, através do vereador José Sávio Neves, condecorou a escola com a Comenda Manuel Jaime Neves Osterno pelos serviços educacionais que vem desenvolvendo na cidade.

Atualmente, o Colégio Cenecista São Manuel, ainda continua vinculado a CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade com sede em João Pessoa-PB e está entre as maiores escolas da rede no estado do Ceará.

ACenecista tem como público alvo classes A e B, porém ela também da chance as pessoas de classe C e D que tem um destaque no nível escolar, porem não possui condições de estudar na CENEC. Essa busca é feita nas escolas publicas da cidade de Marco, e ofertam bolsa para que possamaprimorar e desenvolver seus conhecimentos usufruindo dos serviços fornecidos pela escola que busca com minuciosos detalhes o conforto para os alunos e o ensino de qualidade para que estes não tenham tanta dificuldade em ingressar em uma universidade.

 

1.2 Missão:

Promover formação integral com compromisso social.

 

1.3 Visão:

Ser reconhecida, até 2019, como instituição de referência e inovadora em soluções educacionais.

 

1.4 Valores:

Busca trabalhar com ética, excelência, responsabilidade social, compromisso social e ambiental.

 

1.5 Estrutura organizacional:

             “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, analise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006, p.57)                                                  

1.5.1 Formal:          

            De acordo com OLIVEIRA (2002, p.86), estrutura formal “éaquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos pelo organograma”.

A escola Cenecistapossui estilo democrático, pois é administrada pelo coordenador Francisco Edvando, sendo este quem toma as decisões desta unidade, porém os colaboradores também possuem liberdade de influenciar nas decisões tomadas. O ambiente é composto por dezoito salas, sendo estas de aula, diretoria, secretaria, laboratórios de informática, ciência, multimídia, mecanografia (digitação), área para lazer como auditório, quadra poliesportiva e biblioteca.

A organização é composta por quatro setores, financeiro, acadêmico, pedagógico e administrativo.

Quanto ao de pessoal, existe apenas um colaborador no financeiro e um no acadêmico, o setor pedagógico é composto por quarenta e dois, e o administrativo por vinte e dois colaboradores. Fechando o total de 66 pessoas que trabalham no local.

A importância de cada setor está ligada a necessidade de cumprir seus objetivos e metas, mantendo o bom funcionamento da escola.

O setor financeiro se responsabiliza por toda movimentação que ocorre diariamente, como matricula, pagamento dos colaboradores, mensalidades dos alunos, sendo estes contabilizados em programas para que não haja prejuízo nem ausência de dados.

O acadêmico trabalha com a interação do professor com o aluno, avaliando atividades e comportamento, para assegurar o desenvolvimento do processo educativo do aluno.

Já o pedagógico busca coordenar, orientar, avaliar a atividade pedagógica e acadêmica da educação básica e educação superior.

Por último, não menos importante temos o setor administrativo, onde se encontra os coordenadores, recepcionistas, auxiliar administrativo, dentre outros, com o propósito de administrar elaboração de relatórios, orçamentos, controle de entrada e saída, tornando esta segura de seus dados e de uma administração bem elaborada. A escola um organograma rígido, mostrando a hierarquia dos departamentos.

[...]

Artigo completo: