Estagio Supervisionado 2

Por Alline da Cunha Araujo | 15/06/2017 | Adm

  • APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

    • Formal
  • A empresa tem uma estrutura organizacional composta por uma única gerencia que coordena as demais funções. Delega funções, participa e define as decisões.  A estrutura se distribui em três setores:

    • Financeiro, onde se definem as políticas de créditos, cobrança e formação de agregados aos produtos, e ainda com participação nas decisões de produtos promocionais;
    • Estoque, caracterizado pela organização dos produtos, com participação na definição dos níveis de estoque e necessidades de compras; e,
    • Showroom, espaço aonde o cliente chega aos produtos e os conhece, tendo o contato direto com o bem em negociação.
  • A empresa conta com cinco colaboradores para os quais são repassadas as metas e objetivos diários a serem cumpridos. As decisões seguem o organograma organizacional, com autoridade centralizada na gerencia e transmitida aos demais cargos para execução. Segue abaixo o organograma de funções.

    Figura 01: Organograma de funções                                            Fonte: Pesquisa Direta

    • Informal
  • Por se tratar de uma microempresa, a qual conta com poucos colaboradores, é notório a existência de uma estrutura organizacional informal na empresa onde os colaboradores tem uma boa interação entre si em horários como: menor fluxo de entendimento, coffebreak e fim de expediente.

    Observou-se que, como a estrutura organizacional formal é bem definida não há influência sobre a informal, uma vez que o diretor, de forma prática e direta, faz a descrição dos cargos, com funções específicas conforme as atividades onde cada funcionário tem sua atividade bem definida, com metas de produção.

    • DEFINIÇÕES DO TEMA E DOS OBJETIVOS DA CONSULTORIA
  • 2.1.  Diagnostico

    A partir do diagnóstico podemos direcionar meios para a resolução do problema em questão. Nesse sentido, Rosa (2001, p. 10) afirma que o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos.

    De acordo com o autor, observou-se que havia a necessidade de diversificação dos serviços prestados pelas empresas por conta do problema identificado. Com isso seria uma oportunidade de melhorar o atendimento ao cliente.

     2.1.1. Metodologia

    A metodologia adotada foi uma entrevista direta com o gerente Helton Lopes, no dia 02 de setembro 2016, com duração de uma hora, no qual foi apresentado a proposta de consultoria na área que estivesse com maior dificuldade/necessidade, tendo um objetivo exploratório, com o intuito de aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. E descritivo, afim de tornar clara a presente explanação através de uma descrição do ambiente estudado. Para isso será utilizada a análise strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (SWOT), pois através dessa análise será possível identificar tanto fatores externos (ameaças e oportunidades) como fatores internos (forças e Fraquezas), ou seja, uma vez que identificados os fatores nos qual uma organização é forte ou vulnerável, é possível executar um plano de ação para desenvolver as oportunidades e eliminar as ameaças, buscando manter o ponto forte e livra-se das fraquezas. A análise será executada tendo como referência os produtos e serviços oferecidos pela Halli Motos.

    2.1.2 Análise dos resultados

    Através de uma entrevista direta e semi-estruturada com o gerente Helton Lopes, foi perguntado qual o principal problema que a empresa se encontra hoje. Helton relatou que houve uma grande queda no mercado de ciclomotores em decorrência da nova lei de regulamentação dos ciclomotores. No entanto, pensa na probabilidade de expandir seu negócio com o intuito de fugir dessa grande perda de mercado.

    Á partir dessa perspectiva, foi feita uma análise SWOT afim de que se possa construir um diagnóstico estratégico, analisando os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades existente no ambiente interno e externo da empresa em estudo, como mostra a figura abaixo.

    Através dessa análise, percebeu-se que em relação as forças, foi identificada que a empresa possui boa flexibilidade de pagamento em relação a seus concorrentes, além de uma alta qualidade em seus produtos e serviços.

    Por ser uma revendedora autorizada dos produtos Honda, a credibilidade e pós venda são pontos de destaque, fatores que podem ser a causa da atual e extensa carteira de clientes. O gerente relata ainda que novas vendas surgem sobretudo por indicações de clientes, o que demonstra que há uma satisfação do cliente em relação ao atendimento e também pós venda.

    Quanto as fraquezas, o problema está na falta de mão de Obra especializada. No intuito de expandir seu mercado para a área mecânica, a demanda gera necessidade de profissionais com experiência nessa área.

    Entre os fatores de oportunidades, destaca-se a importação de seus produtos, no caso as peças, para as regiões vizinhas, as quais não disponibilizam dos mesmos produtos, pois tratando-se de uma revendedora autorizada, vende apenas peças originais e serviços padronizados, destacando-se pela qualidade superior aos seus concorrentes, assim passando mais confiança ao cliente.

    Como a empresa vende motos e ainda peças para as mesmas, a abertura de uma oficina foi identificada como uma boa oportunidade de mercado. O gerente esclarece que esse é um dos motivos que o leva a busca por expandir seu negócio.

    Como ameaças, podemos citar as outras lojas revendedoras de motos, peças e até mesmo serviços mecânicos, já que, o que se pretende é expandir para a área de serviços mecânicos.

    Como citado anteriormente, uma fraqueza da empresa é a falta de mão de obra especializada. Uma vez que se pretende qualificar um profissional. Depois de toda experiência desenvolvida, a mão de obra, agora especializada, tende a migrar para a concorrência, ou até mesmo tornar-se um novo concorrente

    2.2 Problema

    Falta de mão de obra qualificada para atender o objetivo de expansão da empresa

    2.3 Tema

    Os desafios da expansão e qualificação da mão de obra.

    2.4 Objetivo Geral

    Tornar viável a expansão do negócio para que a empresa consiga melhorar o atendimento ao cliente.

    2.5 Objetivos específicos

    • Desenvolver maneiras para especializar a mão de obra
    • Estruturar formas para que a empresa consiga desenvolver melhor o seu trabalho.
    • Viabilizar recursos para fazer com que os clientes se tornem mais satisfeitos.
    • Proposta de solução
  • Para a consolidação da consultoria, optou-se pela elaboração da análise SWOT, a qual buscou apresentar informação importantes, de forma que venha a identificar e evidenciar oportunidades de melhoria que contribuíssem com o desenvolvimento da empresa. Á partir dos resultados dessa análise algumas intervenções podem ser aplicadas gerando melhoria e a resolução dos problemas apresentados pelo empresário. Tais melhorias são explanadas a seguir:


  • [...]

Artigo completo: