Estágio: A Oportunidade do Primeiro Emprego
Por Silas Dumont Pires Horta | 10/12/2009 | EducaçãoNo contexto geral de ensino no Brasil, o estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação do profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita os estudantes vivenciar o que foi aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio profissional.
No estágio, o aluno poderá vivenciar ainda experiências de resolução de problemas, avaliar e sugerir mudanças nas organizações, informações, etc. aprofundar conhecimentos em sua área de interesses entre outros e estará participando de um processo de aprendizagem que conforme Kolb et al apud Roesch (1996) tem os seguintes passos:
"O processo de aprendizagem e de solução de problemas é composto por um ciclo de quatro estágios, em que "...(1) a experiência concreta é seguida por (2) observação e reflexão que levam à (3) formação de conceitos abstratos e generalizações que levam a (4) hipóteses a serem testadas em ações futuras, as quais por seu turno, levarão a novas experiências".
Contudo durante o momento do estágio o aluno de graduação tem a oportunidade de aplicar na prática todos os conhecimentos teóricos que aprendeu em seu curso. Além disso, aprende a resolver problemas e ganha experiência para sua vida profissional.
Baseado em:
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação de Professores. São Paulo, 2006, Ed. Avercamp.
O estágio curricular para o aluno universitário. Disponível em: <http://www.ampesc.com.br/conteudo.php?codi=ESTA> acessado em 28 de out. 2009.