Estádios cariocas: fique por dentro

Por House in Rio | 27/08/2012 | Sociedade

O futebol faz parte da rotina dos cariocas. Muitas pessoas não perdem as partidas de seus times nos estádios, principalmente aos domingos, que é um dia clássico como diz a musica: “Domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã...” Por essa tradição, a House in Rio buscou detalhes sobre a história de cada estádio carioca para compartilhar com você!

O Maracanã, que é o estádio mais famoso do Brasil, foi criado há mais de 60 anos para a Copa de 1950 e será palco da final da Copa de 2014. Já foi também o cenário de abertura e encerramento do Pan de 2007 e será também das Olimpíadas de 2016. Confira mais alguns detalhes:

-       O maior público registrado foi em 1969, 183 mil pessoas no jogo entre a seleção canarinho e o Paraguai.

-       Um Fla-Flu em 1963 teve o maior público nacional: 177 mil espectadores.

-       A maior goleada foi Flamengo, 12, e São Cristovão, 2, em 1956 no Campeonato Carioca.

-        Os maiores artilheiros do Maraca são Zico, Roberto Dinamite, Romário, Luisinho Lemos e Quarentinha.

-       Flamengo e Fluminense usam o estádio como mandantes, pois não possuem estádios com capacidade suficiente para suas torcidas.

-       O show mais cheio foi o do Kiss com 250 mil pessoas!

-       O novo Maracanã será inaugurado em dezembro de 2012 e poderá receber até 80 mil pessoas.

-       O museu do estádio (Museu do Futebol) inaugurou em 2006, com a história o Maracanã, do futebol carioca e da Seleção Brasileira.

 

São Januário

 Um dos estádios mais antigos da cidade (desde 1927), o campo do Vasco é o maior estádio-sede do Brasil, com a capacidade atual de 24 mil pessoas. Antes do Maracanã, era o principal campo para jogos.

O estádio, que vai abrigar os jogos de Rugby nas Olimpíadas de 2016, tem fachada de estilo neocolonial tombada pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu público recorde é de 40 mil pessoas e ele ficou entre os sete melhores estádios do mundo para se assistir uma partida, junto com Ibrox Stadium, Stamford Bridge, Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera e o Estádio Olímpico de Munique.

 

Engenhão

 O Estádio Olímpico João Havelange foi construído para o Pan de 2007 com capacidade para 46 mil pessoas, que se transformarão em 60 mil para a participação nas Olimpíadas. Considerado um dos mais bonitos da América Latina, o Engenhão foi arrendado pelo Botafogo com contrato até 2047.

 

Gávea

 O estádio do Flamengo, que não recebe jogos oficiais do time há muitos anos, tem mais de 60 anos e recebeu o nome do presidente da época José Bastos Padilha. O recorde de público é de 20 mil pessoas na apresentação do jogador Ronaldinho Gaúcho em 2011.

 

Laranjeiras

 O Estádio Manoel Schartz, ou Estádios das Laranjeiras, como é chamado, é o campo oficial do Fluminense e anexo do Palácio Guanabara (sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro e antiga sede da República do Brasil). Ele foi construído em 1919 e foi o primeiro do Brasil a receber grandes eventos, com a capacidade de 18 mil espectadores.

Equipe House in Rio - Sua melhor opção em hospedagem por temporada no Rio de Janeiro.