Estádio de futebol da fábrica santa cruz
Por Leanderson Santos Carvalho | 03/03/2012 | SociedadeDISCIPLINA: (H110156, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES, N02)
SEMESTRE: 2011 /2
II AVALIAÇÃO
PROF.ª MSC: MARLAINE LOPES DE ALMEIDA
ESTÁDIO DE FUTEBOL DA FÁBRICA SANTA CRUZ
Leanderson Santos Carvalho
RESUMO
O presente trabalho resgata uma parte da história do estádio da fábrica santa cruz que foi construído com o suor dos operários em 1930, localizado na cidade de Estância estado de Sergipe, o estádio é um dos mais antigos do estado onde tem capacidade para 4.000 pessoas e pertence ao time Esporte Clube Santa Cruz, que foi o primeiro clube do interior a ser penta-campeão do estado.
Palavras-chave: santa cruz, estádio, futebol, estância, sergipe.
- INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo é reconstruir representações da história do estádio de futebol da fábrica santa cruz, enfatizando o entusiasmo e o empenho dos operários para a construção de um campo de futebol com o intuito de realizar e promover o lazer e conseqüentemente tratar da criação do time retratando os títulos conquistados.
Para a construção dessa história foi necessário uma entrevista com um ex-jogador do Esporte Clube Santa Cruz, o Sr. José Felix dos Santos, também foi consultado um artigo de Viana filho, que aborda de forma geral os campos e estádios de futebol do estado de Sergipe.
O estádio da fábrica santa cruz foi um dos primeiros construídos no estado de Sergipe, por isso é de fundamental importância para nós acadêmicos e profissionais da área de educação física conhecer um pouco da história desse estádio de futebol que marcou o estado de Sergipe.
Não se sabe exatamente quando se deu início a construção, acredita-se que foi um pouco antes de 1930.
- DESENVOLVIMENTO – ESTÁDIO DE FUTEBOL DA FÁBRICA SANTA CRUZ
A INICIATIVA
Zeca Viera e outros operários da fábrica santa cruz localizada na cidade Estância, estado de Sergipe, decidiram construir um campo de futebol para ocupar-se nos finais de semana a fim de desenvolver o lazer e a prática esportiva. Para isso acontecer eles contaram com a ajuda de João Sobrinho, um português que era o diretor da fábrica santa cruz naquela época, João Sobrinho cedeu o terreno, mas não liberou nenhum recurso para a construção e realização do campo. Então os operários começaram a trabalhar na construção do campo aos finais de semana que era o único tempo que lhe restavam, pois trabalhavam na indústria de segunda a sábado, o terreno cedido era acidentado e teve que pegar muito aterro para deixá-lo totalmente plano, levou muito tempo para construir por falta de tempo disponível e por usarem somente o serviço braçal com instrumentos primários como: pá, enxadas, etc.
Em 1931, já realizavam amistosos no campo que ainda não tinha um bom acabamento nem arquibancada para os operários e desportistas que iam prestigiar os jogos realizados aos finais de semana.
A GRANDE REFORMA
Em 1937, Júlio Cezar Leite assume a direção da fábrica santa cruz e realiza uma grande reforma no estádio, fazendo arquibancadas com capacidade de acomodar quatro mil pessoas, aprimorou o tamanho do campo para as medidas exigidas (100x75), além de contratar atletas de futebol para trabalhar na sua fábrica e defender o time operário Esporte Clube Santa Cruz. Em 1 de maio de 1942 o Esporte Clube Santa Cruz convida o Club Sportivo Sergipe para um amistoso no estádio da fábrica santa cruz que já era conhecida como estádio da vila operária, nesse amistoso o santa cruz vence o sergipe por 5x2 para a alegria do povo estanciano.
O ESPORTE CLUBE SANTA CRUZ
O Esporte Clube Santa Cruz, foi fundado em 3 de maio de 1930, o time era composto somente por operários da fábrica santa cruz, onde conquistaram diversos títulos como: tricampeão da zona centro (1955, 1956, 1957), bicampeão da zona sul (1958, 1959), hexacampeão do interior (1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960), mas esses títulos não participava do regime profissional, foi quando em 1954 eles conseguiram filiar-se a Federação Sergipana de Desportos para disputa de campeonatos oficiais. Já no regime profissional: campeão do torneio quadrangular (1958), vice-campeão do estado (1955, 1961), pentacampeão do estado (1956, 1957, 1958, 1959, 1960), primeiro campeão profissional sergipano (1960), vice-campeão (1966), bicampeão amador (1970, 1971), vencedor do jogo de inauguração do estádio estadual Augusto Franco (1983), campeão do quadrangular Dr. Carlos Melo (1983). No comando do time esteve o técnico Edgar Barreto de 1948 até 1970. O Esporte Clube Santa Cruz foi desativado quando estava na primeira divisão do campeonato sergipano em 1991, mas o seu estádio continua ativo e é aberto para qualquer instituição que queira usufruir das suas instalações.
- CONCLUSÃO
A pesquisa realizada nos dá uma pequena noção sobre o que aconteceu, pois apesar da boa vontade da bibliotecária do bairro santa cruz em fornecer documentos para a pesquisa não obtivemos muito sucesso em referencial teórico, tendo somente como fonte primordial a entrevista com o ex-jogador do Esporte Clube Santa Cruz. Mesmo assim foi possível perceber a importância dos operários na construção do campo, o apoio que foi dado por Júlio Cezar Leite na reforma do estádio e na composição do time.
- REFERENCIAL
FONTES:
DOCUMENTOS
Ofício de Washington Santana ao Sr. Carlos Augusto Barbosa Filho, 19 de julho de 1986.
ARTIGOS
FILHO, Viana. Os campos e estádios de futebol de Sergipe.
ENTREVISTAS
SANTOS, José Felix. 2011. Entrevista concedida ao acadêmico Leanderson Santos Carvalho no dia 16 de novembro.
FONTES ELETRÔNICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Clube_Santa_Cruz_(Est%C3%A2ncia) acessado em 18 de novembro de 2011.