ESPORTE EDUCACIONAL & ESPORTE PERFOMANCE
Por AMARILSON ROSA FERREIRA PEREIRA | 30/01/2017 | EducaçãoESPORTE EDUCACIONAL & ESPORTE PERFOMANCE
O esporte tem se mostrado no decorrer dos anos um instrumento cultural de lazer (passa tempo), competição entre outros. Segundo (TUBINO apud DIEM,1966), a história do esporte é íntima da cultura humana, pois com ela compreendem-se épocas e povos, onde cada época tem seu esporte e a essência de cada povo nele se reflete.
Sabemos que existem vários teóricos que argumentam sobre as classificações do esporte, no entanto, discorreremos sobre o prisma dos teóricos citados a seguir. DARIDO e RANGEL apud TUBINO, (2001), classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: “o esporte - educação; o esporte participação e o esporte - performance ou de rendimento”.
Falaremos a seguir um pouquinho sobre algumas diferenças entre esporte- educação e esporte - performance. O esporte educacional deve promover uma cultura através do movimento, assim como oportunizar que os participantes tenham acesso a diferentes modalidades esportivas de forma que ocorra uma reflexão sobre problemas sociais envolvendo o esporte praticado em vários locais da sociedade. Neste sentido Darido e Rangel dizem que: “O esporte educação focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e do exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (2011, p.183).
Por isso cabe ao esporte praticado nas aulas de educação física incluir os alunos neste contexto com o intuito de promover a participação dos mesmos independente de suas habilidades especificas, sempre respeitando os limites e individualidades de cada indivíduo.
Já o esporte rendimento prima pela competição, pela superação de limites, metas e adversários, onde um dos principais objetivos é a vitória. De acordo com Darido e Rangel (2011, p.183). “o esporte performance ou de rendimento, traz consigo os propósitos de novos êxitos e vitórias sobre os adversários e as diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais e tem a função de zelar pelo cumprimento das regras e dos códigos éticos”
Por essa razão é de grande importância distinguir essas classificações de esporte abordadas anteriormente, pois notadamente existem diferenças em seus objetivos e práticas.