Espinhas, como lidar com essas grandes inimigas

Por Sandra Milani Moreira | 27/10/2010 | Saúde

Quem nunca passou por uma situação como essa: acordar no dia de uma grande festa, aquela balada muito legal em que todos os seus amigos estarão. Aquele show especial ou aquele encontro com a pessoa que você gosta. Mas quando você olha no espelho percebe que nasceu praticamente uma montanha em seu rosto, trata-se de uma das maiores inimigas dos adolescentes, a tão famosa e dolorosa espinha, ou se preferir a acne.
Coisa normal nessa fase de mudanças do nosso corpo, a fase da transformação. É claro que dá muita vontade de espremê-las, mas controle-se, você ficará com marcas na pele e se arrependerá no futuro.

Para as meninas tudo fica muito pior naqueles dias do mês, durante a menstruação, e é claro que elas se importam muito mais com a aparência do que os meninos, não que eles não sejam vaidosos, mas a maioria das meninas são muito mais e para elas estar com uma espinha bem no dia de uma festa com a turma pode ser a maior catástrofe do mundo.
Uma maquiagem bem feita pode escondê-las um pouquinho, mas depois só vai piorar a situação, pois a maquiagem obstrui os poros e faz com que a inflamação da pele aumente e depois a espinha fique bem pior.
Infelizmente não existe uma mágica que faça elas sumirem de um minuto para o outro, mas há muitas precauções para amenizar um pouco essa situação.
Em primeiro lugar, tente manter uma alimentação saudável, coma muitas frutas e legumes, evite frituras e alimentos que possuem muita gordura.
Lave muito bem o rosto várias vezes por dia com um sabonete neutro e muita água para que a pele fique sempre bem hidratada.
Existem também vários produtos industrializados para tratamento e produtos que são feitos em farmácias de manipulação, mas eles são específicos para cada tipo de pele, por isso é muito importante procurar um Médico Dermatologista para que ele avalie qual o seu tipo de pele e recomende o melhor tratamento para você.

E fique tranqüilo, isso ameniza com a idade e para a maioria das pessoas esse drama acontece somente na adolescência, assim como também outras pessoas podem carregar isso por muito tempo se não fizerem o tratamento correto.
Por isso, não se esqueça, o melhor remédio é preveni-las, e assim não se preocupar tanto se, naquele dia especial, elas irão aparecer para estragar o seu humor, estará tudo sob controle.
No mais, aproveite sempre os seus dias e seja feliz!