Especial tantalum - RICARDO MACHADO DE KAUFFMANN

Por Ricardo Machado de Kauffmann | 14/05/2014 | Adm

O tântalo é um entre os elementos mais raros na crosta da Terra. Ele é um metal muito rígido com a cor cinza-platina e uma densidade de 16,6 g/cm3, um valor duas vezes maior que o aço. O material de alta ductilidade demonstra a altas temperaturas e de condutividade eléctrica e térmica superior. Tem uma fusão de 2.996 ° C, o que representa a quarta maior de todos os metais. Foi encontrado uso em uma infinidade de aplicações, graças à sua combinação única de propriedades físicas e químicas.

Aplicações de Tântalo
O tântalo é um material com potencial virtualmente infinitas. É possível formar um revestimento de óxido ultrafino que pode servir como uma camada protectora. Esta qualidade o torna adequado para a produção de pequenos condensadores de alta qualidade. Com uma resistência superior aos produtos químicos e às altas temperaturas, o tântalo oferece vários benefícios para a indústria de processos químicos para a produção de condutas, permutadores de calor e os revestimentos do reactor. Ele apresenta um alto grau de biocompatibilidade, o que o torna adequado para utilização em tecnologia médica como um agente de contraste radiográfico, assim como na produção de implantes e materiais de substituição óssea.

Nas indústrias aeroespaciais e de energia, a adição de tântalo melhora a resistência à corrosão de ligas utilizadas em lâminas de turbina. Um conjunto de compostos de tântalo como tantalatos lítio e cloretos de tântalo proporciona excelentes propriedades de materiais, que são cruciais para aplicações industriais sofisticados. Na fabricação de ferramentas de corte e de aços contendo carbonetos, a adição de tântalo e nióbio, carboneto aumenta a sua estabilidade e desempenho. Usando óxidos de tântalo, fabricantes de lentes ópticas podem atingir perfis de lentes mais finas, otimizando o índice de refração de seus produtos.

O tântalo é um metal especialidade rara, geralmente encontrada com nióbio em minérios como apogranite, columbita, coltan, pegmatitos e pyrochlore.

Ele tem um ponto de fusão extremamente alto de mais de 3000 ° C, é praticamente imune à corrosão e é supercondutor de eletricidade. Estas qualidades únicas tornam-no ideal para uso em capacitores eletrônicos, equipamentos cirúrgicos e implantes, equipamentos de processamento químico, fornos de vácuo, reatores nucleares, peças de aeronaves e ferramentas de corte.

A indústria eletrônica consome metade da produção de tântalo por ano, principalmente na produção de capacitores para telefones celulares, laptops e tablets. Ano após ano, as importações chinesas de tântalo cresceu 55% em janeiro, 41% em fevereiro, 58% em março e 13,5% em abril. As importações em 2012 foram 93% maiores do que em 2011.

Ricardo Machado de Kauffmann