Espaço Romanesco
Por Cyndia Marinho | 17/01/2008 | LiteraturaNormalmente ao lermos um romance , encontramos inúmeras categorias que intercaladas, transformam a narrativa no universo sistemático ; em que uma delas vem a ser um espaço.
Em sua total espessura , consegue passar as diferentes fases , aspectos ambientais da personagem, como mostra o trecho abaixo de Raquel de Queiroz , O Quinze: 37
“ Já o horário corria, e Conceição ficou vendo ainda o primo, alto e isolado, na plataforma. Depois, o carro foi entrando numa curva; sumiu-se o vulto amigo , sumiu-se a estação, e o trem continuou a correr , no meio de serrotes de pedras que asfixiam a cidade.”
É bem clara a demonstração do espaço, na qual a cena ocorre sucessivamente. Pois vemos a ação da personagem no caso Conceição , e todo o processo que o veiculo fez ao entrar numa curva, percorrendo os serrotes de pedra. Esta é uma das características da representação do espaço.
Também se faz presente o espaço e ambiente que de acordo com Benjamim Abdala, Introdução à Analise da Narrativa:48 “o ambiente pode refletir a atmosfera psicológica vivida pela personagem” É o que mostra o pequeno trecho de Graciliano Ramos, Vidas Secas:10
“Tinha deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos , fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés. Pelo espirito atribulado do sertanejo passou a idéia de abandonar o filho naquele descampado.”
Nesta situação a personagem se encontra frágil e desamparada pelas circunstancias vividas no sertão com um caminho cheio de espinhos e seixos, em decorrência disto, Fabiano foi levado a Ter uma reação psicológica de angustia a partir do momento que; a idéia de deixar seu filho lhe veio a memória, isto porque o ambiente ou o espaço traduz as feições emocionais da personagem.
“O espaço social, enquanto sistema de valores, projeta-se na psicologia das personagens formando em seus cérebros , simbolicamente, um espaço. “ Benjamim Abdala:49
“... era Hitler que avançava em minha direção . meu primeiro ímpeto foi sair correndo, não me de medo, mas de náusea. O curioso foi que ele me perguntou em alemão: você está comigo contra os judeus? --- E eu entendi a pergunta sem saber a língua. Não hesitei : Vai te lascar, Hitler! Causa-me repugnância responder sua pergunta.”
A questão psicológica de um ser é muito complexa, principalmente quando envolve um determinado espaço social, que acarretará em ações previsíveis ou imprevisíveis. Como vemos no fragmento de Hermilo Borba Filho, Agá :7
Podemos perceber que a personagem tem um comportamento impulsivo com relação a circunstancia vista diante de uma inesperada aparição seguida de uma pergunta audaciosa no qual foi arremetida uma resposta agressiva e inesperada.
Deste modo , constata-se que o espaço não é necessariamente só o físico relacionado como o ambiente, mas também todo conjunto de acontecimentos que provocam no leitor a sensação do “real”.