Escolher ventiladores (de teto, mesa, pedestal, parede, coluna, circuladores de ar)

Por Eduardo Reisinho | 30/11/2014 | Família

Os ventiladores custam uma pequena fração dos sistemas de ar condicionado, quer a nível de compra quer a nível dos seus consumos elétricos. Eles podem ser uma boa alternativa ao ar condicionado. Mas há que saber escolher. Eles variam imenso nos seus preços, na sua capacidade de ventilação, nos seus consumos energéticos, nos níveis de ruído, na sua durabilidade.

 O melhor tipo de ventilador

Os ventiladores são uma boa alternativa ao ar condicionado em climas secos e em climas com níveis moderados de humidade.

Eles gastam uma pequena fração da eletricidade consumida pelos aparelhos de ar condicionado. Um ventilador de teto de eficiência média gasta cerca de 1/7 da energia de um pequeno sistema de ar condicionado de 6.000 Watts. E, além disso, os ventiladores custam uma pequena fração dos aparelhos de ar condicionado.

Escolher o melhor ventilador

Mas não é fácil escolher o melhor ventilador. O mercado apresenta muitos fabricantes e marcas, com os fabricantes a mudar constantemente a sua oferta, podendo o mesmo fabricante ter bons e maus modelos de ventiladores.

O que fazer então? Como escolher o melhor tipo de ventilador?

Há várias questões a ter em conta, umas mais importantes que outras. Listamo-las a seguir:

- O tipo de ventilador: de teto, de mesa, de pedestal, de parede, de coluna, circuladores de ar…
- A capacidade de circulação do ventilador, expressa pela vazão média de ar por minuto; a capacidade do ventilador pode variar imenso.
- A eficiência energética do ventilador: há ventiladores que podem consumir 3 ou 4 vezes mais eletricidade que outros, sem que tenham maior capacidade de ventilação. Escolha por isso um ventilador da classe A, com selo Procel.
- A qualidade geral do ventilador: é algo difícil de ser avaliado e normalmente não há informação oficial sobre tal. Desconfie de ventiladores muito baratos, com materiais demasiado leves (nomeadamente materiais plásticos de má qualidade). O selo Procel é, em muitos casos, um indicador razoável da qualidade geral do ventilador, embora essa certificação esteja em função da avaliação dos consumos energéticos.

Mais informação:
Melhor ventilador de mesa
Melhor ventilador de teto
Guia da ventilação