Escolha um banco de confiança antes de abrir uma conta
Por Alexandre | 27/10/2011 | EconomiaFoi-se o tempo que dava para guardar dinheiro embaixo do colchão. Hoje em dia, é muito melhor colocá-lo em um banco e ir retirando aos poucos. Fora isso, a maioria das empresas faz o pagamento dos funcionários com depósitos em suas respectivas contas bancárias. Se bem aplicado, o dinheiro pode até render no banco.
Abrir conta não é nada complicado. Primeiramente, é preciso conhecer os tipos de conta que existem antes de realizar qualquer operação. Três tipos de conta estão entre as principais: a conta de depósito de poupança, a conta de depósito à vista e a conta-salário.
A conta poupança é aquela em que o dinheiro da pessoa fica guardado e rende uma porcentagem todos os meses. Essa conta faz com que as pessoas sejam estimuladas a guardarem dinheiro, porque recebem a mais se não o movem. Já na conta de depósito à vista, o dinheiro da pessoa está disponível para ser retirado a qualquer hora. Esta é a conta mais usada no Brasil. Na conta-salário a pessoa possui controle sobre o fluxo de recursos dedicados apenas à saldos, aposentadorias, pagamentos, pensões, etc. Nela não se permite a transação com cheques.
Agora que você já tem conhecimento sobre os três principais tipos, já pode abrir conta banco. Para isso é necessário que você pesquise antes sobre os bancos que mais lhe interessam. Procure se informar sobre os serviços das instituições, a fim de escolher o melhor banco para você. Após definir em qual banco você deseja abrir a conta, basta ir até uma agência bancária de sua cidade.
Antes de ir à agência escolhida, separe os documentos necessários que serão pedidos para abrir uma conta no banco. Documentos de identificação como o R.G. ou a Carteira de Habilitação devem ser levados. Além disso, o banco poderá exigir um comprovante de residência e o seu CPF. Para o caso de pessoas jurídicas, será obrigatória a apresentação de um documento de constituição de empresa, CNPJ e algum documento que autorize a abertura da conta.
Com todos os devidos documentos em mãos, você poderá ir até o banco de sua preferência e realizar a operação. Certifique-se de que o banco é uma empresa séria e segura, que presta os serviços com qualidade, pois é o seu dinheiro que será depositado e administrado por esta instituição. Fique atento também aos documentos que eles lhe pedirão para assinar. Antes de colocar sua assinatura em qualquer papel, leia-o com atenção e procure compreender todos os itens indicados no documento. Neste formulário estão contidas todas as obrigações e direitos, tanto seus como os do banco também. Exija ainda do banco cartões, cheques e a segurança contra falsificações e possíveis roubos.