Erros gravíssimos
Por Anne Christie Mesley | 06/11/2011 | LiteraturaA tragédia Shakesperiana é basicamente antropocêntrica, cujo ato humano manifesta-se como o motivo principal da catástrofe, já que está fundamentalmente ligada entre a ação e a consequência de seus personagens. Na tragédia de Shakespeare, são os atos dos personagens que revela suas personalidade, no qual os influenciam acarretando um efeito em suas decisões, que causam a própria tragédia (BRADLEY, 2009).
A escolha desse tema se concretizou devido o poder de autotransformação dos personagens trágicos de Shakespeare e suas múltiplas perspectivas que os tornam livres artistas de si mesmo, o que significa que estão livres para comandar suas decisões e fazer mudanças, conforme salienta Bloom (2001).
Nessa expectativa, esta pesquisa se justifica por apresentar uma análise dos personagens trágicos de Shakespeare, que têm o poder de evitar a tragédia, contudo não os fazem devido aos inúmeros erros que cometem como reflexo de suas personalidades (BRADLEY, 2009).