Erar é umano

Por Helio Schuster | 07/07/2015 | Educação

Erar é umano

A comunicação entre pessoas, povos... foi e é realizada ao longo de séculos, por diferentes métodos. Um deles prima pela escrita. Ela, a escrita, com o advento das novas tecnologias, tem sua aplicabilidade questionada principalmente entre os estudantes “navegadores” das redes sociais.  Elenco para estes, algumas ponderações que poderão ajudar na qualificação do uso deste milenar recurso.

Um bom texto deve ser envolvente. O  leitor deve sentir-se co-autor. Faça perguntas ao longo do texto. O leitor mentalmente opinara e se interessará mais pelo mesmo.

Um texto bem escrito inicia por um bom leitor. A leitura deve ser um habito. Deve ser incluída em roteiros de viagens, lazer, descanso...

O uso de abreviaturas, comum em redes sociais, deve ser evitado. Elas pode ser utilizadas em anotações e em registros pessoais, que não exijam de intérprete.

O uso de linguagem erudita, com vocabulário demasiadamente difícil  tem lugar adequado. No dia a dia, ela cheira a exibicionismo e deve ser evitada.

Regras no que se refere a parágrafos e pontuações  devem ser respeitadas, pois a não empregabilidades das mesmas, podem alterar completamente o sentido das idéias e dos textos.

Os estrangeirismos empobrecem a linguagem nacional. Muitas vezes dificultam a compreensão de um texto. Devem portando ser evitados.

O uso de expressões culturais regionaliza um texto e o diminui. Pode ser usado ao tratar culturalmente de povos e ou culturas específicas. Em textos universais seu emprego dificulta a comunicação e deve ser evitado.

Repetições de palavras empobrecem um texto. O dicionário pode e deve ser mais utilizado na produção textual. Isto também evita “gírias vulgares”, geralmente frutos de culturas empobrecidas.

Citar demais outros autores é reconhecer  a pobreza de idéias próprias. Não devem ser usadas em demasia. Também a repetição das mesmas idéias faz julgar o leitor incapaz de compreende... entender.

Usar letra legível, alem de tornar a leitura mais fácil e compreensiva, é uma forma de respeito ao leitor.

Textos e frases longas devem ser evitados. O texto longo, num mundo de correria, poucos lêem. Frases longas dificultam a retomada e mesmo a compreensão das idéias nelas contidas.

A linguagem bem escrita, com vocabulário atraente e sem erros, deve ser uma premissa do escritor.

Quando o domínio da escrita é difícil, resta buscar, estudar... para se qualificar. Mas, quando tudo isto é impossível, jamais pensar em desistir. É preferível se comunicar sendo protagonista e participante ativo, mesmo com erros e limitações, do que não se comunicar pela escrita. Lembre, erar é umano.