Equilibrando os Pilares da Vida para Alcance dos Objetivos

Por Rozimar Amorim | 05/02/2018 | Crescimento

Conquistar o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida é um desafio enorme. O ser humano, por sua própria natureza vive uma busca incessante pelas suas realizações e felicidades, e por muitas vezes por consequência dessa tão vasta “ansiedade” tende a se perder em meio das suas emoções e prioridades, levando-o muitas vezes a um total desequilíbrio e perda de valores, crenças, etc. Quando observamos a vida na perspectiva sistêmica, passamos a enxerga-la em todas as suas vertentes e assim podemos dar foco no que é preciso realmente, fazendo com que nos dediquemos às áreas que estão mais necessitadas e carentes. Dessa forma podemos identificar nossos pontos fortes e pontos fracos, utilizando algumas ferramentas de auto conhecimento, podendo assim desenvolver metas e concentrar nossos esforços de forma positiva para alcançar um ponto de equilíbrio para a realização de nossos sonhos e objetivos. Martins Fontes, 2008, nos afirma que “a vida acontece em etapas e a cada etapa cumprida é hora de redefinir o caminho, escolher melhor a rota a seguir”, sendo assim quando desejamos mudar o rumo da nossa vidas, ou estamos passando por aquele momento de indecisões, é hora de buscar o nosso mapa pessoal, isto é, buscar o nosso auto conhecimento para identificarmos o que realmente nos realizará e nos trará a felicidade plena e assim encontrarmos as respostas que precisamos para estar em sintonia e equilíbrio com nosso próprio eu, e com a nossa vida!
No livro O Segredo, pg. 4, diz: “tudo que entra na sua vida é você quem atrai por meio de pensamentos, imagens que cultiva em sua mente. Você atrai para si o que estiver passando em sua mente”. É valido ressaltar nesse sentido que todos nós lidamos com um poder infinito e nos guiamos exatamente pelas mesmas leis: “a lei da atração”. Como somos regidos por essa lei magnífica, é necessário que consigamos desenvolver o poder e o equilíbrio de nossos pensamentos e ações de modo que isso reflita em atrair as boas vibrações e realizações de nossos desejos , onde possamos desenvolver uma troca mutua de felicidade e harmonia em meio do nosso convívio, sejam eles: familiar, profissional ou social. Nessa perspectiva vamos levantar alguns pilares relevantes para nosso autoconhecimento e equilíbrio:
1) Espiritualidade – esse pilar esta ligado ao relacionamento com Deus a fé e a capacidade de confiança das inquietações ou temores, isto é, refere-se objetivamente a sua fé e intimidade com Deus;
2) Família – refere-se a qualidade de vida em família, a harmonia o respeito mutuo entre seus membros, neste pilar é necessário observar a qualidade do relacionamento, a capacidade de aceitação do outro, de perdoar e conseguir conviver de forma amorosa e harmoniosa , apesar das diferenças. Nesse pilar é analisada a qualidade da convivência, onde mesmo havendo as diferenças as pessoas precisam desenvolver a capacidade de amar, respeitar e perdoar, buscando a melhoria, a maturidade e a elevação espiritual ou seja, sua paz interior.
3) Conjugal – neste pilar retrata a harmonia e o amor que existe no casal – o nível de dialogo, afetividade, respeito, compreensão, flexibilidade, dedicação e intimidade. Isto é, a capacidade de fazer o outro feliz de forma espontânea , sem haver a necessidade de cobranças para que isso aconteça. Uma forma de analisar esse pilar é a capacidade de tocar o outro, olhar nos olhos, o abraço, o querer bem, tudo isso de forma dialogada, sem cobranças e/ou acusações.
4) Saúde e bem estar - refere-se a vitalidade e disposição física do individuo, cuja analise esta no preparo físico, energia, flexibilidade respeitando as suas próprias limitações, objetivando sempre a leveza e bem estar, físico e mental.
5) Social e Lazer – neste pilar reflete a qualidade das amizades e interações sociais. Hoje convivemos com uma diversidade de comunicações e redes sociais, que muitas vezes contaminam com verdadeiros “lixos” em termos de comunicação e influencias, por isso, a preocupação com a qualidade dessas amizades e de seus conteúdos. Muitas vezes pessoas sem equilíbrio na vida dedicam grande parte de seu tempo ao lazer, como estratégia para não olhar para sua vida como um todo, ou fugir de si mesmo e de suas dores. No entanto, é importante nos atentar a seguinte reflexão: “Quantas pessoas conhecemos que precisam de baladas constantes em sua vida, incluindo bebidas, drogas, etc. buscando uma diversão desenfreada e continuam infelizes”?
6) Financeiro – este pilar refere-se a sua relação com o dinheiro, não exatamente com o quanto ganha, mas sim, a qualidade de como administra o que ganha. Isto é, como anda o seu balancete? Como esta sendo projetado o seu fluxo de caixa? Neste pilar precisam-se analisar as verdadeiras condições, buscando através dos resultados determinarem novas metodologias de controle financeiro para que haja equilíbrio para alcançar as metas traçadas e realizar seus objetivos e sonhos.
7) Profissional – relacionado a carreira profissional – hoje, nosso mundo globalizado é cada dia mais exigente com a performance profissional, cada vez mais o mercado se torna agressivo e competitivo e automaticamente exige-se cada vez mais o crescimento e aperfeiçoamento das pessoas, as quais precisam torna-se multifuncionais e desenvolver várias competências para acompanhar tal crescimento. Este pilar relaciona a reflexão sobre a avaliação de como estão os seus resultados perante sua profissão, como esta a qualidade das suas entregas? Qual o nível da qualidade dos seus resultados?
8) Desenvolvimento Pessoal – Esta referindo ao quanto você esta investindo ou se dedicando ao seu conhecimento e crescimento pessoal do ponto de vista intelectual, humano e cultural. Esse tipo de analise é muito relevante para saber como esta seu aprimoramento e crescimento
pessoal. Podemos nos fazer alguns questionamentos relevantes para nos auxiliar a encontrar as respostas: Quais tipos de leituras tenho me dedicado nos últimos meses? O que elas agregaram para meu aperfeiçoamento e crescimento? Quantas palestras tenho assistido ultimamente? Qual meu nível de contribuição para auxiliar o crescimento da sociedade que pertenço? O que eu poderia fazer para ser mais útil a sociedade da qual faço parte? Essas são algumas questões que pode nos levar a reflexão e a conscientização de que devemos assumir a responsabilidade e o compromisso de buscar continuamente esse aprimoramento a fim de servir ao maior numero possível de pessoas com boas ações, contribuindo para a melhoria do nosso ser e do nosso meio.
9) Realização e Propósitos – refere-se ao nível de satisfação frente as realizações que tem feito e vivenciado, implica em avaliar suas ações na direção que você espera para a realização dos seus propósitos sejam eles pessoais ou profissionais. Nesse sentido deve-se avaliar como estão definidos os planos e comprometimentos para que chegue a realização do seu desejo com sucesso e satisfação.
10) Equilibrio Emocional - hoje vivemos a era das emoções, onde a Gestão Emocional é um fator de grande relevância para o convívio, seja ele social, profissional e familiar. Esse pilar é definido pela forma de como se comporta perante as diversas situações do seu dia-a-dia. É fundamental saber gerenciar as emoções e investir na sua inteligência emocional para se obter o sucesso de seus objetivos e sonhos desejados.
Por fim, diante da importância do equilíbrio desses pilares, é válido ressaltar que hoje as empresas modernas e competitivas desejam profissionais completos e equilibrados, de forma que sejam capazes de tomar decisões assertivas, que só terão efeitos duradouros quando tomadas baseadas nos princípios universais, por pessoas maduras e equilibradas nestes pilares. Hoje a exigência do mercado vai além das competências – habilidades e atitudes, é necessário que haja o desenvolvimento continuo do componente humano, onde permitirá o profissional alcançar o sucesso de forma consistente e duradoura do ponto de vista pessoal e profissional. Assim finalizo afirmando que você pode ir e chegar onde quiser, existe um mundo de possibilidades a sua espera, basta saber direcionar essa busca e aproveita-las da melhor forma possível. Tire as crenças e paradigmas que estão limitantes dentro de você, lembre-se sempre: “você é autor da sua própria história”, Augusto Cury, contribui com uma fala fantástica: “os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permite crescer”. Quando conseguimos obter o nosso auto conhecimento e direcionar o equilíbrio dos pilares de nossa vida consequentemente nos tornamos mais leves, harmoniosos e conscientes da nossa importância como pessoas e a responsabilidade que temos sobre a realização de nossos sonhos.

Rozimar Amorim
MBA- Gestão Estratégica de Pessoas