Envelhecimento Saudável É O Prato Do Dia
Por Izaara Alvarenga | 02/09/2008 | SaúdeENVELHECIMENTO SAUDÁVEL É O PRATO DO DIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o idoso como sendo “uma pessoa com 65 anos ou mais, nos países desenvolvidos, e 60 anos, nos países em desenvolvimento”. Essa população vem crescendo muito em função de uma melhor qualidade de vida.
Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil, entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16 vezes, contra cinco vezes da população total.
Há alguns anos quando falava-se em idoso, imaginava-se um indivíduo com dificuldade de locomover-se, de expressar-se e também de alimentar-se. Hoje a realidade é outra. Ocorreu uma mudança, digamos “da água para o vinho”.
O idoso de agora é aquele que se alimenta bem, por conhecer os benefícios de uma alimentação saudável. Que vai ao supermercado sózinho. Que pratica atividade física. Que sai para dançar e divertir-se. Que viaja e que, sobretudo, sorri.
É sabido que o processo de envelhecimento por si só provoca diversas mudanças no organismo em geral. Ocorrem: perda de massa muscular, lentidão no metabolismo, diminuição do sono, tendência à perda das sensações, principalmente a do paladar, dentre outras.
Moramos em um país onde, infelizmente existe a mentalidade de que “idoso saudável é idoso medicado”. Vamos mudar isso?
Particularmente penso que, se cada um de nós desse a devida atenção aos idosos que nos cercam, aprendendo com eles e ajudando-os a serem felizes para viverem da melhor forma possível, seríamos pessoas mais otimistas e sábias.
10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL NA MELHOR IDADE
1º Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras, se possível 5 vezes ao dia;
2º Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia, no mínimo 4 vezes por semana;
3º Reduza o consumo de alimentos gordurosos e industrializados, para no máximo 1 vez por semana;
4º Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa;
5º Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições;
6º Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana;
7º Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. A melhor bebida é a água;
8º Aprecie a sua refeição. Coma devagar;
9º Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis;
10º Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.
(Dados baseados no Ministério da Saúde)
Aceite as mudanças e acredite em si mesmo. Faça a vida valer a pena sempre e saiba que nunca é tarde para ser feliz de maneira saudável. Ótima semana.
Izaara Alvarenga
Nutricionista