Entendendo as conseqüências da compactação do solo
Por Luiz Felippe Salemi | 24/03/2012 | AmbientalEntendendo as conseqüências da compactação do solo
Quando o solo se torna compactado pelo pisoteio de animais ou pela passagem de veículos pesados (por exemplo, tratores) várias alterações ocorrem.
A primeira delas é que o solo compactado passa a apresentar maior densidade já que a pressão exercida na superfície o comprime de forma que passa a haver mais massa de solo por unidade de volume, ou seja, a densidade se torna maior.
A maior densidade acima descrita, ocorre porque há redução do tamanho de poros em especial os poros grandes (macroporos) que se tornam praticamente ausentes. Com a diminuição dos poros, menos água consegue se infiltrar quando há um evento de chuva. Assim, fica claro que há redução da capacidade de infiltração de água no solo. Com isso, mais enxurrada passa a ser produzida por este solo o que pode ocasionar erosão em outras áreas da propriedade rural. Além disso, com menor quantidade de água se infiltrando, menos água desce rumo ao subsolo o que modifica a recarga de água do próprio solo (água que possivelmente seria usada pelas plantas e altera também a recarga das águas subterrâneas.
O solo mais compacto (denso) se torna um meio mais resistente à penetração das raízes. Dessa forma, o crescimento de raízes fica prejudicado o que compromete o crescimento adequado das culturas não apenas pela referida resistência aumentada, mas também devido à menor aeração do solo que ocorre em função da diminuição de poros.
Outra conseqüência é a redução do tamanho de poros em especial os poros grandes (macroporos). Com a diminuição dos poros, menos água consegue se infiltrar quando há um evento de chuva. Assim, fica claro que há a redução da capacidade de infiltração de água no solo. Com isso, mais enxurrada passa a ser produzida por este solo e, além disso, menos água desce rumo ao subsolo o que modifica a recarga das águas subterrâneas.
Assim, o agricultor ou pecuarista deve ao máximo evitar criar áreas compactadas dentro de sua propriedade já que, como explicado, os solos compactados apresentam menor qualidade para o crescimento de plantas e também alteram o funcionamento do ecossistemas no qual o solo está inserido.
Preparado a partir de:
GERMER, S.; NEILL, C.; KRUSCHE, A.V.; ELSENBEER, H. Influence of land-use change on near surface hydrological processes: undisturbed forest to pasture. Journal of Hydrology, v.380, p.473-480, 2010.