Entendendo as Cidades

Por rodrigo da costa | 30/08/2015 | Geografia

Entendendo as Cidades

A mais gente vivendo nas cidades do que fora dela, por conta do imenso potencial social e econômico que as cidades refletem o pior e o melhor da humanidade.

São ordem e caos ao mesmo tempo, o que atraí as pessoas para as cidades e o sonho de conseguir alguma coisa melhor em busca de segurança, felicidade em busca de uma vida boa.

Estruturas modernas se erguem sobre as antigas conforme a cidade se reinventa. O passado de uma cidade costuma está escondido em camadas debaixo da terra.

Todas as cidades modernas precisam locomover muitas pessoas de um lado para o outro diariamente de maneira rápida e eficiente isso é uma necessidade urbana.

No século XIX as cidades se movimentavam a passo dos cavalos, mas com a revolução industrial várias pessoas vieram trabalhar nas fabricas urbanas.

As invenções do século XIX mudou as cidades para sempre, mas a invenção da eletricidade torna-se o alimento para cidade.

A rede de esgoto aperfeiçoada no século XIX o abastecimento levou descarga para vasos sanitários, o sistema de despejo de resíduos humanos deu um grande passo mas não havia um local para mandar a não ser para o curso de rios. Mas o tratamento do esgoto seguiu um longo caminho.

Na cidade de americana de Portland o seu desenvolvimento ocorreu por conta do grande investimento na rede de transportes particular por causa do interesse das fabricas de carro. Foram criadas vias em todo o país para o deslocamento dos automóveis e com isso trouxe um grande problema para o transito das cidades.

 A cidade de Portland se abriu para o uso do transporte coletivo, o prefeito na época enfrentou várias reações contraria a sua ideia, mas por fim provou que esse era o caminho mais lucido para solucionar o problema da mobilidade urbana da cidade.

Brasília 50 anos em 5, foi uma cidade planejada com o propósito de mudar a capital para o centro do país e desenvolver desta forma o interior pouco habitado. Brasília foi o exemplo da forma que superou a função com sua infraestrutura urbana altamente planejada não pensou no seu uso pelo homem.

 Ela foi construída no formato de um avião totalmente dividido por setores, o setor residencial para os burocratas, o de diversão, o bancário, o setor das tomadas de decisões e assim por diante.

O plano inicial previa ainda as cidades satélites, mas aponta que embora sem infraestrutura as favelas se tornaram mais humanas do ponto de vista da forma do que Brasília.

A cidade foi erguida com muitas moradias para os bens pagos, pois a grande maioria da população mora em cidades satélites que se espalham no entorno da capital.

Apesar das desvantagens, algumas das cidades se transformam em centros vivos, animados com muita vida nas ruas.

QUESTIONAMENTOS:

2.3. Transporte urbano deficiente também merece atenção no cotidiano das grandes cidades. Poluição dos rios a invenção da eletricidade e o aperfeiçoamento da rede de esgoto.

2.4. Congestionamento e a poluição do ar por conta da invenção dos automóveis. O crescimento urbano traz junto mudanças na paisagem das cidades, problemas de saúde para população. A violência é um dos principais problemas enfrentados principalmente nas grandes cidades.

2.5. Transporte de média e alta capacidade, veículos não motorizados integração entre modos de transporte e a participação social.

2.6. O planejamento urbano é um processo no qual são criados programas que buscam melhorar aspectos relacionados a qualidade de vida da população, dentro de uma área urbana ou de uma nova área urbana em uma região. Mas todo este planejamento passa por uma boa gestão e de uma população com uma boa educação e conscientização dessa população.

Artigo completo: