Entenda o que é calibração
Por Sonia Sanches | 19/10/2012 | EngenhariaOs instrumentos de medidas de precisão precisam ser constantemente remetidos à calibração para termos garantia quanto aos seus resultados apresentados.
O processo de calibração não consiste em ajustes no equipamento, como erroneamente muitas vezes é confundido, e sim em comparações de acordo com padrões pré-estabelecidos pelo órgão regulamentador, que no caso do Brasil, é o Inmetro.
Este processo é chamado de calibração rastreada, e a rastreabilidade neste caso, é a comparação a estes padrões. Após essa avaliação é emitido um laudo, informando sua conformidade ou não. Se o laudo emitido acusar a não conformidade o proprietário do aparelho deve submetê-lo à análise e manutenção, corrigida a falha, o instrumento passa novamente pelo processo de calibração para que seja emitido laudo de conformidade, estando apto para uso sem prejudicar o processo que depende de resultados precisos.
O que se deve prestar muito a atenção, é que nem todas as empresas que prestam este tipo de serviço estão credenciadas e aptas a emitirem laudos válidos perante as autoridades que as possam exigir, além do procedimento não ter garantia alguma sobre sua confiabilidade.
É de extrema importância que seja uma calibração rbc, o que garantirá que a rastreabilidade foi feita de acordo com os padrões exigidos.
Na calibração rbc, a sigla significa Rede Brasileira de Calibração, ou seja, a empresa que possui esta calibração está devidamente credenciada e apresentará resultados confiáveis.
Todos os instrumentos de medida, cujos resultados influenciam diretamente em tomadas de decisão, como por exemplo, os instrumentos utilizados na área de saúde, como medidores de pressão ou termômetros de temperatura corporal, bem como medidores que atuam em processos industriais, cujo um erro podem interferir de forma negativa em processo inteiro de produção devem passar regularmente por esta calibração. Esse tempo varia de equipamento para equipamento, por inúmeros fatores. Um termômetro de temperatura corporal não precisaria passar por este procedimento além do momento de sua fabricação e inserção no comércio, pois o tempo de sua vida útil não o julga necessário, muito menos o seu custo, o mesmo não acontece com o aparelho de medida de pressão arterial, este deve ser calibrado regularmente.
Por fim, calibração é um procedimento essencial para obtermos resultados satisfatórios nos processos de medida de precisão, seja para qualquer fim. O mais importante é escolher a empresa adequada para nos dar a certeza e garantia de resultados confiáveis.