ENSINAR E APRENDER; APRENDER E ENSINAR.

Por Lazaro Santos | 10/03/2011 | Arte

Segundo leituras que fiz do ensaio do Professor Doutor Gilberto Teixeira, observei que o professor precisa estar familiarizado com a realidade vigente. Metodologias e Tecnologias da Educação precisam ser apreendidas, assimiladas e colocadas em prática pelo educador. Professor precisa aprender a ensinar e ensinar a aprender.
É fundamental que o educador tenha noção das concepções do desenvolvimento humano ( Principais concepções: Objetivista, Subjetivista, Cogniitivista e Sociohistorica ). Entender como ser humano se transforma e constrói suas características. Saber que a concepção Interacionista é mais que a soma das concepções Inatista e Ambientalista. Nascemos com uma determinada carga biológica hereditária, passamos a viver em determinado ambiente, de onde recebemos influencias e influenciamos, e sobretudo, interagimos neste ambiente, sendo transformados por ele e transformando-o. Há, também os aparatos tecnológicos que se acham cada vez mais em evidencia, recursos usados no desenvolvimento humano e aprendizagem humana. O professor, hoje, precisa ter uma noção bem aprofundada de um computador, por exemplo. O educador portador desses conhecimentos por certo irá aplica-los em prol do desenvolvimento, aprendizagem e educação de seus alunos.
Aprendi, em minha prática pedagógica, que para que aprendizagem aconteça é preciso motivação no ser do aluno. Mas, em uma sala de aula, o que irá motivá-lo?
Antes de tudo preciso estar motivado, e ai achar uma forma de motivar o aluno. A motivação do docente pode se dar através de uma formação continuada. Por exemplo, uma especialização, um mestrado, um doutorado, etc.
Conversar, dialogar achar uma forma do aluno se abrir. Alguns alunos carecem de uma atenção mais detalhada. Precisam de uma oportunidade para contar seus problemas. Aquilo que está interferindo na sua motivação, não deixando que a aprendizagem ocorra.
Se houver critica, que seja construtiva. Critica que venha levantar a moral do aluno, venha a mostrar que ele é um ser em desenvolvimento que está sendo orientado para ser um ser humano pleno e completo.
Nunca estou satisfeito com o que faço, sempre acho que poderia fazer melhor. Estou constantemente em busca de melhorias em minha pratica pedagógica.