Enfarte agudo do miocárdio

Por Autor 1 | 05/12/2011 | Saúde

Uma das formas de se entender uma patologia, é ir ao seu nome e tentar ver o que nos é compreensível, neste caso, vamos iniciar definindo  ENFARTE OU INFARTE.

O enfarte ocorre quando uma determinada área de algium tecido humano, deixa de receber uma quantidade adequada de sangue, rico em oxigênio e nutrientes, por consequência, deixa de ter sua função normal, ficando assim do ponto de vista funcional, seriamente comprometido.

Evento agudo é aquele que aparece de forma praticamente súbita, podendo em alguns casos ter sido notado alguns pequenos sintomas, porém´não foram suficientes para uma conduta adequada, pois tais sintomas, quase sempre são sutis , como um leve descoforto na área central do tórax, falta de ar, palpitaçoes, etc.

Miocárdio, é a camada muscular do coração, que é irrigado pelas artérias coronárias, podendo-se dizer que a falta de sangue ao miocárdio, devido a uma obstrução nas coronárias, reduz a eficiência mecânica do coração, podendo inclusive levar a total falência do órgão por privação sanguínea, o que leva a perda da função de bomba propulsora que o coração possui.

Finalizando, podemos dizer que o INFARTE, AGUDO DO MIOCÁRDIO, é um evento súbito, que acaba por diminuir o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, dificultando o recebimento de nutrientes e oxigênio , nas céluas cardíacas, que possuem a principal função serem contrácteis , para bombear sangue para todas as demais células do organismo.

Estas células, quando perdem sua função, o que pode variar em grau, desde uma leve disfunção até a perda total de sua fisiologia normal, podendo levar o indivíduo a óbito, devido a privação de circulação no principal órgão de propulsão de sangue do organismo, o coração.