ENERGIA MAGNÉTICA: Levitação para o futuro do deficiente físico

Por Paulo Vitor da Silva Santiago | 02/07/2016 | Tecnologia

RESUMO DO PROJETO

 

TÍTULO: ENERGIA MAGNÉTICA: Levitação para o futuro do deficiente físico

AUTORES: Bruno Sousa1, Denis Araujo1, Everson Barros1, Junior Barbosa1, Ramon Alves1, Rauann Fernandes1, Paulo Vitor da Silva Santiago2


1 Alunos da EEEP Dr. José Alves da Silveira

2 Professor da Base Técnica da EEEP Dr. José Alves da Silveira



 

PROBLEMATIZAÇÃO

Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade na atualidade é esquematizar ações voltadas para a melhoria das pessoas deficientes e à formação de instrutores capacitados. É muito comum o “bloqueio” demonstrado pelas pessoas deficiência física quando não são estimulados a andar e/ou fazer movimentos repetitivos. O Projeto Levitação Magnética objetiva sensibilizar os estudantes da EEEP Dr. José Alves da Silveira e a comunidade em geral a prática de pesquisa voltada para o deficiente físico e o magnetismo, seja ela através de ações e/ou da produção de projetos científicos voltados para eletromagnetismo, montagem e aperfeiçoamento, com vistas a produção de conhecimentos e socialização de saberes, facilitando as relações interpessoais e o processo comunicativo.

METODOLOGIA

O Projeto se desenvolve a partir de uma ideia prática interdisciplinar cotidianamente realizada no intuito de apoio e incentivo pela física e magnetismo. A princípio, as atividades acontecem em linha de pesquisa, na qual, também, estende-se processualmente no decorrer de cada mês. Somam-se ao Projeto, outros projetos científicos afins, como a Contenção Lateral de objetos, cuja finalidade é apoiar os jovens no desenvolvimento da identificação dos imãs estudados de cobalto, níquel, ferro e liga, através da criação novas pesquisas, além de debates e trocas de experiências e conhecimentos por meio da palavra e do vínculo com o outro. Além disso, promovemos o ciclo de energia sustentável para o nosso planeta aproveitando os recursos desperdiçados no meio ambiente e visa também preparar os adolescentes para a Olímpiada Brasileira de Física. Associado a tudo isso e, como forma de respeito e valorização dos estudantes, o Projeto oportuniza transpor do o papel para a realidade e suas vivências e conhecimentos.

RELEVÂNCIA DO PROJETO

O Projeto Levitação Magnética procura reforçar a formação dos adolescentes através do contato aproximado e da identificação com materiais reaproveitáveis e outras fontes de pesquisa em seu entorno, de modo a contribuir para a sua formação intelectual e para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, tais como imaginação, criatividade e o poder de análise. Diante da proposta pelo Projeto, ele possibilita aos jovens da EEEP Dr. José Alves da Silveira, conquistar sua autonomia de uma pesquisa voltada para os deficientes físicos, desenvolver espírito de liderança, a formação de grupo de estudos e a sistematização de novas linhas de pesquisas educacionais essenciais para o seu aprendizado.

 

IMPACTO DO PROJETO

Possibilita aos jovens a uma linha de pesquisa voltada para os deficientes físicos e a conquista da autonomia, o desenvolvimento do espírito de liderança, a formação de grupo de estudos e a sistematização de novas linhas de pesquisas educacionais essenciais para o seu aprendizado.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ressaltando as diversas oportunidades, o Projeto possui como finalidade “apresentar um estudo sobre o comportamento de materiais magnéticos (imãs permanentes em particular) e como estes podem ser utilizados na tentativa de se construir e/ou entender o funcionamento de um possível levitador ou um quase levitador magnético”. Felizmente o estudado acerca dos imãs nos permitiu entender e não apenas tentar construir, mas finalizar com êxito o projeto. Os materiais utilizados nos permitiram obter um 'quase-levitador' bastante leve, o que atrapalha um pouco sua estabilidade, porém, o faz ficar mais elevado a autoajuda do deficiente físico. Não há dúvidas que o projeto, tanto em fase de andamento quanto depois de concluído, manteve-nos envolvido, pois é realmente interessante, como ressaltou o meu orientador. Didaticamente, fica a proposta de promover o aprendizado começando por despertar a curiosidade, gerar duvidas, perguntas, motivando o pequeno descobridor que habita em cada aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUSA, B. Sistema de Levitação Magnética. 2007. Dissertação Instituto Politécnico de Tomar, Tomar Portugal.

Lei de Faraday, Lei de Lenz e supercondutores. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/levita-

cao-magnetica-pdf-a15118.html>. Acesso em: 15 mar. 2016.

HALLIDAY D. e RESNICK R., Fundamentos da Física III – Eletromagnetismo, Vol.3; LTC, Rio de Janeiro, 1995.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Energia – Magnetismo - Força

Artigo completo: