Empresas Familiares ? Cases x Lições de Casa ? X
Por João Mariano de Almeida | 11/11/2008 | AdmProf.João Mariano de Almeida
CASE X : eram quatro irmãos, os dois mais velhos tinham fundado uma fábrica de móveis no interior do Estado de São Paulo e o negócio começava a evoluir, assim outros dois irmãos acabaram se integrando ao mesmo.Algum tempo depois, um deles, por questões pessoais, se separou da mulher e acabou saindo da empresa porque o fato gerou também um conflito na família. Montou sua própria fábrica e loja e vem sobrevivendo. Os outros três, chamaram um outro irmão para fazer parte da sociedade e se deram bem num primeiro momento.
Posteriormente, ocorreram conflitos entre o Diretor Industrial, com o outro irmão, Diretor de Compras, que somente foi solucionado, com ajuda externa e remanejamento de funções, transferindo o Diretor de Compras para Vendas e colocando o Diretor Administrativo em Compras, por ter mais capacidade de lidar com a dinâmica do setor e pressão vinda da área industrial, devido entregas ou falta de material. O conflito entre irmãos foi resolvido, mas em pouco tempo terão um sério problema, porque não tem herdeiros capacitados ou em preparação.
Parte dos membros das famílias às vezes interpretam separações de casais como uma desastre para uma das partes, carregando sobre esta, a culpa pelo fato, com reflexos nas relações pessoais e empresariais. Os papéis profissionais exigem um perfil compatível co nível de conflito que a função irá gerar. Ser Diretor de Compras (ter a responsabilidade de suprir estoques) está habitualmente cm conflito com o Diretor de Produção (ter a responsabidade de fazer e a necessidade de ter estoques) e o Diretor de Finanças (prover recursos e controlar despesas).
Uma empresa com vários irmãos sócios também poderá ter problemas de sucessão nas próximas gerações, como herdeiros buscando outras profissões fora da empresa, herdeiros sem capacitação adequada às funções existentes, falta de herdeiros em quantidade suficiente às necessidades do negócio, brigas pelo poder entre gerações e outros conflitos.
LIÇÕES DE CASA :
1.entender e separ fatos pessoais particulares é um dos caminhos para não contaminar as relações profissionais e familiares quando ocorrer alguma separação entre casais que compõem a família.
2.recomendamos cuidar dos aspectos legais, de forma que eventuais disputas sobre patrimônios pessoais não gerem reflexos na saúde dos negócios, com riscos de continuidade, lembrando que muitos já quebraram por cisões familiares ou separações judiciais, devido problemas de caixa gerados nas disputas, em que advogados recebem fortunas para intermediar os conflitos.Um outro aspecto a ser considerado é a cessão de capital para negócios de herdeiros que fracassam, endividando patriarcas ou a própria empresa.
3.mesmo que a rotação entre postos de comando seja uma das melhores alternativas para formar pessoas, é interessante que se coloque numa função, aquele com o perfil mais compatível com a mesma. Se a pessoa gosta de números, poderá atuar em finanças. Se gosta de negociar e conversar, poderá atuar em Vendas ou Compras. Se gosta de desenvolver as pessoas, poderá atuar em RH.Se gosta de transformar insumos, ver algo sendo criado, poderá atuar na Produção.
Autor: Prof.João Mariano de Almeida, adm.empresas, pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atua desde 1981, em Desenvolvimento e Reciclagem Gerencial e Projetos de Melhorias de Resultados. É autor dos áudiolivros "As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar" e "Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar", já disponíveis na região."Realizapalestras de conscientização em Eventos Empresariais ("Gente Motivada Produz Mais", "AS 10 Dicas do Sucesso da Empresa Familiar"e " Empresas e Pessoas, o Novo Perfil para Sobreviver e Crescer") ou Eventos Educacionais(Auto Avaliação de Trabalhos em Grupo e seus Reflexos Positivos) e outros temas. Cel. (17) 9702-1007 / em:pmr_almeida@hotmail.com ; joaomarianoalmeida@gmail.com