Empresas certificadas têm custo maior ou menor?

Por ricardo Medeiros | 26/05/2011 | Adm


A ISO 9001 é a Norma da Gestão da Qualidade mais utilizada pelas empresas e se tornou um modelo inicial para que uma empresa tenha uma linha de trabalho onde a busca de uma melhor qualidade de seus produtos e processos seja um objetivo constante.
Mas por que comprar produtos de uma empresa certificada? Teoricamente falando, os custos de uma certificação são altos e seriam repassados ao preço do produto, correto? A resposta definitiva é "não" e explicaremos o por quê.
O objetivo da ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou." Somente um sistema da qualidade voltado para a detecção de problemas, a melhoria contínua dos processos e dos produtos pode fazer com que exista a repetibilidade (ou seja, a produção de itens repetitivos, com a mesma qualidade). E os custos da certificação se pagam ao longo do processo em que a empresa está certificada. Exemplos que podem ajudar a entender como essa receita volta para a empresa:

1) Melhoria da imagem da empresa: a empresa em si passa a dispor de um certificado de reconhecimento nacional e internacional.

2) Muitos clientes de porte grande adotam como política de suprimentos não comprar de fornecedores sem certificação pois já presumem custos extras pelo "o que é mais barato sai mais caro" a longo prazo;

3) Os ganhos não se resumem somente para os setores da Qualidade ou da Produção, mas a ISO9001 busca a melhoria de todos os processos dentro da empresa, passando pela comunicação, gestão das pessoas, do ambiente de trabalho, da preservação dos produtos produzidos, etc

4) Obrigatoriedade da empresa buscar "Objetivos e Metas" voltados a constante melhoria da satisfação dos clientes.

5) A empresa passa a se "monitorada" por uma Certificadora e qualquer cliente pode submeter reclamações da empresa certificada à Certificadora que avaliará a natureza e grau da reclamação (ex: Não atendimento a um pedido, etc)

6) A empresa passa a "deixar de gastar" com atividades não planejadas pois a ISO9001 enfatiza o uso do PDCA em sua base de atuação na implementação do SGQ.

Não podemos nos esquecer que para algumas empresas a ameaça chinesa é um fato real. E principalmente para as empresas que fornecem para a indústria automobilística, que usa a ISO9001 apenas como um primeiro passo de gestão da qualidade, pois toda a cadeia produtiva de um fornecedor automobilístico deve estar cetificada ISO9001, no mínimo.

Mas há sempre um questionamento dentro das indústrias automotivas quando a decisão é comprar autopeças de empresas chinesas. Aquela imagem de produtos de má qualidade está ficando no passado. Segundo dados do IATF ? International Acreditation Task Force ? quase 50% dos certificados ISO TS 16949 emitidos no mundo são de empresas chinesas. Isto demonstra um empenho muito grande em atender aos requisitos de qualidade do segmento automotivo. Por outro lado, deixa uma lição de que é preciso um bom planejamento para se entrar e vender em qualquer mercado, Nesse sentido, ficar imaginando as vantagens de se comprar ou não de um fornecedor não certificado ISO9001 pode representar um atraso grande e um perigo maior em focar somente o imediato, sem se levar em conseqüência que em outras empresas estas questões são apenas pré-requisitos que, se não atendidos, criam mais barreiras do que vantagens.

Os chineses fizeram sua lição de casa lá atrás, quando planejaram invadir todos os mercados, mas para nós, empresas brasileiras, focar custos imediatos ao invés de estratégias tem sido mais um mal de que um bem. Fica aqui uma lição a ser aprendida.

Sucesso a todos!