Empreendedorismo Social

Por Sergio Dal Sasso | 21/10/2007 | Educação

Empreendedorismo Social
Criticas ao Comportamento "Sustentável" da Humanidade
(Síntese Prof. Sérgio Dal Sasso ? Palestra Acadêmica UNICAMP ? Outubro 2007)

As pessoas vivem pela expectativa de conquistarem o seu possível através do uso do impossível dos outros. Ainda hoje a frase "garantir a sobrevivência", costuma prevalecer, dentro do individualismo das próprias atitudes, em detrimento a lógica do como seria solidário e cúmplice a pratica do conjunto, pela construção e sustentabilidade dos projetos que atuamos ou que pretendemos criar.

Percebe-se ao longo da vida, pelas próprias mídias, que as associações, quando ocorrem estão muito mais vinculadas aos interesses quantitativos, ilícitos ou não, que em comum buscam pelo imediatismo das respostas. Raríssimos são os casos aonde se observa batalhas que permanecem unidas quando naturalmente são expostas a grandes dificuldades de conclusão, pois a matemática da moda oferta que os investimentos são números que entram e saem baseados em parâmetros essencialmente materiais.

De uma maneira ou de outra quando não se encontramos convictos do que queremos, é porque estamos fracos pela exatidão da dimensão da clareza e riqueza do que realmente queremos e pretendemos. Fazer a vida, construí-la, e vence-la sempre será uma tradução simultânea da superação de barreiras, da união das pessoas, que mesmo entre afinidades e diferenças, devem buscar pelo entendimento o que pode realmente ser sustentável e sinérgico frente ao tempo e suas qualidades de respostas.

Se observarmos frente a pesquisas, verificamos que a maioria dos que se dizem estar bem carregam inconscientemente o "eu" do individualismo pela própria ausência ou distanciamento da percepção do que realmente acontece com o seu similar.

A resposta corretiva da unidade social seria a de uma velha frase religiosa: "Como posso estar feliz se ao pobre meu irmão, eu fechei meu coração e meus braços eu cruzei". Estúpido não é ter dinheiro e poder, mas estar sempre concentrando suas atenções para fins próprios, usando o marketing solidário, que impacta, sempre distante do arregaçar e usar as próprias mãos.

Por enquanto somos nós os responsáveis pela corrupção, pela quebra dos princípios éticos e sociais, pois ficamos passivos, se limitando a observações e sensos críticos. O costume gera acomodação e conduz ao vicio por incorporar que o certo é ser parte do que está acontecendo e ser um oportunista é mais "rentável" e impune quando no mundo dos "expertos".

Penso que uma nação deva criar oportunidades, valorizar o seu povo, oferecendo de forma justa e homogênea, a parte do pão que representa as possibilidades para que superem o básico das necessidades. A educação deve ser um fato relevante além das obrigações estatísticas, transferindo o conhecimento, de forma objetiva e focada na praticidade do uso. Todos querem vender, mas os valores das ofertas, dependem do equilíbrio e crescimento das demandas. Somos frutos da qualidade das famílias que criamos.

Posso ser um idiota, mas gostaria de sentir o sorriso das pessoas, pelo avanço real das suas qualidades ainda em vida (antes do paraíso e da saudade), pelo reflexo da construção competente dos resultados, e não pelo artifício dos impactos quantitativos subsidiados, tão próximos da pinga, da depressão e opostos a valorização pelo incentivo a utilidade, principio básico para o avanço da pró-atividade, do prazer "do fazer parte" do meio, da utilidade, e das transformações que valorizam e justificam a condição humana.

Sérgio Dal Sasso, Consultor, Palestrante, Escritor e Articulista

"LANÇAMENTO LIVRO ADMINISTRAÇÃO TITULO: MBA EXECUTIVO"
Acadêmico, será o primeiro livro editado pela EDITORA SARAIVA (a maior do País) com ênfase para os cursos de Pós Graduação, MBA´S e Gestores. Abordando 17 tópicos da administração contemporânea. Temos a honra pelo convite e desenvolvimento do capitulo "Empreendedorismo" junto com notáveis Professores Acadêmicos de reconhecimento nacional, que somaram na contribuição dos outros capítulos de forma a oferecer uma obra indispensável para todos que buscam pelo aprimoramento e sucesso profissional
(Divulgação e Lançamento Nacional: Dez?Jan?2008).

www.sergiodalsasso.com.br e www.educacaoprofissional.com.br