EMPREENDEDORISMO: PEPSICO, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO.

Por Etiele Da Silva Almeida | 07/12/2016 | Adm

Resumo:

O empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que levam a transformação de idéias em oportunidades, que perfeitamente implementadas levam a negócios bem sucedidos. A empresa PepsiCo é um excelente exemplo de empreendimento de sucesso,que começou no ano de 1893 com a formulação de um xarope pelo então farmacêutico Caleb Davis Bradham. Com o sucesso de tal bebida,ele a lançou no mercado como Pepsi-Cola. Em ocorrência a uma crise financeira Bradham foi obrigada a vender sua empresa,que em seguida teve mais três donos.Por fim sob a direção de Walter S. Mack,a mesma recuperou-se e cresceu rapidamente e em 1965 a Pepsi_Cola se une a Frito-Lay e juntas formaram o que é hoje a Companhia PepsiCo.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo é sobre o empreendedorismo e a empresa PepsiCo. É objetivo deste abordar o conceito e o surgimento do empreendedorismo, e dar como exemplo a história de sucesso da empresa PepsiCo, como foram agregadas diversas marcas em seu portfólio e como a empresa obteve ótimos resultados. A empresa PepsiCo foi escolhida pelas autoras devido ao expressivo crescimento e expansão da marca ao longo do tempo, bem como pelo sucesso com relação aos seus consumidores. A metodologia utilizada para elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida por mídia digital (internet).

2 CONCEITO DO EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Para o termo “empreendedor” existem muitas definições, mas uma das mais antigas e que talvez melhor reflete o espírito empreendedor é a de Joseph Schumpeter, “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais1 .” (DORNELAS, 2005 p. 39 apud SCHUMPETER, 1949). ¹Etiele da Silva Almeida (Faculdades Ponta Grossa) etielealmeida@gmail.com ²Marianna Rabbers da Silva (Faculdades Ponta Grossa) mariannarabbers@hotmail.com No empreendedorismo, um dos ensinamentos é que de fato nada se constrói sozinho, sempre há a necessidade de trabalho em equipe. O qual resultará em sucesso quando a equipe envolvida estiver comprometida e agregar valor, trazendo o material necessário para a conclusão do trabalho.

3 SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO

3.1 Primeiro uso do termo empreendedorismo:

Marco Polo criou a primeira definição da palavra empreendedorismo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Ele assinou um contrato com um homem capitalista para vender as mercadorias deste, enquanto o capitalista era o homem que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia o papel ativo, correndo riscos físicos e emocionais.

3.2 Idade Média

Nesse tempo, a palavra empreendedor foi usado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Essa pessoa não assumia grandes riscos, e apenas fazia o seu trabalho que era gerenciar os projetos, usufruindo de recursos disponíveis, geralmente proveniente do governo do país.

3.3 Século XVII

Ocorreram os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo, em que o empreendedor determinava um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Geralmente os preços eram prefixados, sendo assim o lucro ou o prejuízo era apenas do empreendedor.

3.4 Século XVIII

Finalmente o empreendedor e o capitalista foram diferenciados, devido ao inicio da industrialização que ocorria no mundo.

3.5 Séculos XIX e XX

No final do século XIX e inicio do século XX, os empreendedores foram confundidos com os gerentes e administradores, o qual eram visualizados economicamente, como aqueles que organizam a empresa, pagam os empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização. Mas a diferença deles é que todo empreendedor, necessariamente deve ser um bom administrador, para obter o sucesso, mas nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo mais, características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional.

4 EXEMPLO DE EMPREENDIMENTO DE SUCESSO: A EMPRESA PEPSICO

4.1 História

A história da empresa começa com a criação da fórmula de um xarope pelo farmacêutico Caleb Davis Bradham no ano de 1893 na cidade de New Bern na Carolina do Norte, inicialmente chamada “Brad´s Drink” essa bebida tinha por finalidade suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. O sabor agradou a tal ponto que as pessoas a consumiam mesmo quando não estavam com o mal estar. Dessa forma em 1898 o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado como Pepsi-Cola (o nome oriunda de seus principais ingredientes, a pepzina e nozes de cola). Em 1902, Bradham,devido ao sucesso de seu produto,resolveu o expadirmercado e o desenvolvimento do mesmo,registrando sua patente como Pepsi-Cola Company . Após a primeira guerra mundial a empresa passou por uma crise financeira delicada, estando a beira da falência em 1923, obrigando então Bradham a vendê-la para a empresa Craven holding Corporation ,que a vendeu no ano seguinte após muita negociação,para Roy C. Megargel o qual a transformou em Pepsi-Cola Corporation. Em 1931 é novamente vendida, os donos da vez a Loftcandycompany.Em 1934 iniciou a venda do produto internacionalmente,começando pelo Canadá.Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente e a empresa pode enfrentar esse período difícil com certa tranquilidade. Neste mesmo ano ocorreu a morte de Caleb bradham,inventor da bebida ,aos 66 anos de idade. No ano de 1938, Walter S. Mack assumiu a empresa e a introduziu de vez no mundo do marketing. As operações cresceram rapidamente no inicio dos anos 50 e é lançada a Pepsi em garrafas pet, “tamanho família”. Em 1953 a Pepsi-Cola chega ao Brasil desenvolvendo um trabalho de publicidade diferenciado e inovando o mercado de bebidas. Finalmente em 1965 a Pepsi-Cola se une a Frito-lay, maior companhia de salty snack dos Estados Unidos, e juntas formam a companhia PepsiCo.

5 EXPANSÃO DA MARCA

No ano de 1974 a PepsiCo compra as duas principais empresas de salty snack do Brasil, a Elma Produtos alimentícios (Curitiba) e a American Potato Chips (São Paulo).Com parte dos nomes de cada uma destas empresas, foi criada a marca que até hoje é líder de mercado, a Elma Chips. Em 1998 a PepsiCo adquire, nos EUA, a Tropicana products maior companhia de sucos engarrafados do mundo. Os produtos da marca ainda não são comercializados no Brasil. No ano de 2000 incorpora a Quaker, marca especializada em produtos à base de aveia. Com a incorporação da Quaker, a PepsiCo somou ao seu portfólio marcas que já eram sucesso entre os brasileiros: Quaker, toddy e Toddynho, conferindo assim uma excelente equação de valor ao mesmo. Nos anos de 2007, 2009 e 2011 foram agregadas a companhia mais três empresas: Salty snack Lucky, Amacoco e Mabel. Em 2013 a PepsiCo comemorou seus 60 anos no Brasil.

6 MARCAS

6.1 Pepsi

É uma marca autêntica conhecida pelos consumidores como inovadora, jovem e cheia de energia. Suas campanhas publicitárias focam em celebridades globais da música e futebol, agradando não só pela qualidade e sim pela ousadia e criatividade. Existem quatro tipo de refrigerante, os quais são:  PEPSI ®  PEPSI ® Light, zero açúcar e baixo sódio  PEPSI ® Twist, a PEPSI ® com toque de limão  PEPSI ® Twist Light, zero açúcar e zero caloria

[...]

Artigo completo: