EMPREENDEDORISMO: ENTENDENDO SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS

Por Luiz Carvalho Silva Neto | 11/04/2018 | Adm

LUIZ CARVALHO SILVA NETO

RESUMO

No presente trabalho, será abordado a real importância do empreendedorismo, bem como, seus conceitos mais relevantes e, como se preparar, para iniciar seu negócio no ambiente mercadológico. O objetivo central desse artigo é justamente, analisar e classificar o perfil do empreendedor em geral. Entender os reais aspectos para a otimização do empreendedorismo e, como a elaboração de um bom projeto de negócios, pode ajudar a maximizar suas metas e, minimizar seus riscos e perdas. Este estudo contribui para a construção de ideias e, no entendimento, de quais atitudes são eficazes para a construção de um empreendedor de sucesso.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Mercadológico. Negócio.

 

1 INTRODUÇÃO

Comenta-se com muita frequência, a respeito do termo empreendedorismo e, como é utilizado no mercado atual. De fato, é de suma necessidade observar sua real importância para a criação de empresas, se seu retorno financeiro é favorável e, como o empreendedor/administrador pode trabalhar de maneira produtiva juntamente com seus stakeholders.

Todavia, é essencial perceber que, é preciso analisar qual tipo de empreendedor você é para, assim, poder investir e ter maior produtividade no negócio desejado. Dentro desse mesmo assunto, é considerável entender qual seu perfil dentro desse ambiente de trabalho. Ou seja, observar suas reais características para um melhor engajamento dentro do mercado atual.

Entretanto, se faltar algumas dessas possibilidades, é possível melhorar e desenvolver o espírito empreendedor com inovações e pequenas mudanças no cotidiano. Com tudo isso, criar um plano de negócio para entender onde estão seus concorrentes, qual é seu nicho de mercado ou quanto investir, é imprescindível, para obtenção de um bom retorno nos negócios.

2 O QUE É EMPREENDEDORISMO?

É de fundamental importância dizer que, empreendedorismo significa a capacidade de buscar a solução para um problema, agregar valores, verificar e identificar oportunidades, transformando assim, em um negócio bastante lucrativo e positivo para a sociedade.

Dolabela (1999, p. 68) salienta:

Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação e é antes de tudo, aquele que se dedica à geração de riquezas em diferentes níveis de conhecimento, inovando e transformando conhecimento em produtos ou serviços em diferentes áreas.

Ou seja, é o processo de empreender, fazer algo inovador e diferenciado no ambiente mercadológico, necessitando ter, ambição e criatividade. Além disso, é a habilidade de definir as diversas oportunidades presentes, planejar, coordenar, ter disposição para criação de novos negócios e, aprimorar transformações que estão relacionadas a uma empresa ou, determinando empreendimento.

2.1 HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO

 No século XVII, a palavra empreendedor surgiu na França com o termo entrepreneur, para definir aquelas pessoas ousadas que, viabilizam o processo econômico com novas ideias e formas de agir. Além disso, ocorre a diferenciação entre empreendedor e capitalista.

 Ou seja, o empreendedor assume seus riscos e, o capitalista tinha como objetivo fornecer o capital. O principal criador desses termos e do empreendedorismo em geral, foi Richard Cantillon.

A partir do século XVIII, Jean Baptiste Say, um economista francês, definia o empreendedor como um indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa renda para outra de maior produtividade e retorno.

Ainda convém lembra que, em 1950, Joseph Schumpeter atribuiu ao empreendedor alguns propósitos como: versátil, com habilidade técnica capaz de produzir juntamente com os capitalistas que, assumiam os riscos econômicos, e, por fim, organização de operações internas de empresas e suas vendas como um todo.

Em 1970, Peter Drucker, acreditava que, empreendedor aproveita as oportunidades para justamente, criar mudanças. Gifford Pinchot em 1985, criou o termo intra- empreendedor que, significa um empreendedor que trabalha dentro de uma organização.

É notório lembrar que, em 1990, foi criado o polo de ensino para empreendedorismo, afim de, dá maior ênfase, nas oportunidades que são importantes e essenciais para superar desafios. E nesse período, o empreendedorismo chega ao Brasil, e com isso, houve um processo de alavancagem na economia, gerando assim, um aumento de produtividade e concorrência para o país.

3 TIPOS DE EMPREENDEDORES

Ao fazer uma análise sobre este tópico, pode-se mencionar que, existem inúmeros tipos de empreendedores em que, é preciso fazer uma análise mais detalhada e observar, suas diferenças.

3.1 O INFORMAL

É aquele que, obtém seu dinheiro através de uma necessidade, devido as circunstâncias e necessidades. Ou seja, não tem planejamento de longo prazo, tem poucos riscos e, apenas trabalha para viver.

3.2 O COOPERADO

O cooperado, trabalha em grupos, afim de crescimento profissional, para alcançar sua independência financeira pois, não tem muitos recursos e, possuem um baixo risco no mercado.

3.3 O INDIVIDUAL

É o famoso trabalhador informal, mas que, se formalizou através do MEI (Microempreendedor Individual). Todavia, este empreendedor não tem uma visão de crescimento e, geralmente trabalha por conta própria ou, com ajuda de mais um funcionário.

3.4 O FRANQUEADO E FRANQUEADOR

O franqueado tem a missão de comandar seu negócio, mesmo sendo apenas uma franquia. Este empreendedor visa pelo retorno financeiro. Já o franqueador, elabora sua rede com a contribuição de sua marca.

3.5 O SOCIAL

Este empreendedor é engajado com a mudança social e, tem como meta, fazer algo em prol da sociedade. Ou seja, empreendem de forma sustentável. Além disso, trabalham em equipe e, busca influenciar outras pessoas a seguirem seus passos.

3.6 O CORPORATIVO

É o famoso intraempreendedor que, inicia novos projetos na corporação em que atua, usando seus talentos e habilidades. Tem uma missão de futuro ambiciosa, com o objetivo de crescimento profissional, juntamente com promoção e bônus.

Este empreendedor possui uma visão ampla e estratégica acerca do negócio, com ênfase no crescimento da produtividade e resultados satisfatórios.

3.7 O PÚBLICO

Seu grande diferencial é, demonstrar a nobreza de seu trabalho e, seu valor para com a sociedade.

3.8 O DO CONHECIMENTO/PESQUISADOR

Usam do seu conhecimento para alavancar sua carreira. Ou seja, buscam realização e reconhecimento profissional. Em outras palavras, possui amor pelo conhecimento/aprendizado. Pesquisam sempre novas possibilidades, estratégias e ideias para crescimento de sua empresa.

3.9 O DO NEGÓCIO PRÓPRIO

É aquele que abre seu próprio negócio apenas por diversão ou, pelo fato de pensar ambiciosamente no futuro. Há três tipos nessa categoria: nato, serial e normal. O nato é designado como aquele que, é exemplo de genialidade, talento e vocação para o empreendedorismo e, com um negócio exemplar. São capazes de criar negócios a partir de recursos escassos.

O serial é aquele que vai criando negócios sequenciais. Ele tem paixão por empreender. Ou seja, criam negócios, estabelecem suas metas, afim de vender e iniciar novos.  Já o normal, tem um planejamento para controlar seus riscos, seguindo seu plano estabelecido.

3.10 O CÉTICO

Esse empreendedor gasta seu tempo tentando entender o sucesso alheio. Não acredita que possa ter sucesso sem alguém interferir. Ou seja, não é capaz de tomar uma iniciativa por conta própria, e, acaba se tornando uma pessoa prejudicial para os negócios.

3.11 O IMITADOR

Copiam absolutamente todas as ideias de outros empreendedores e empresas.

3.12 O DETERMINADO

Usam do possível e do impossível na busca incessante de seus sonhos. Visam a abertura de negócio, observando várias possibilidades e oportunidades, sem copiar seus concorrentes.

3.13 O EXPERIENTE

Possuem uma carreira bastante extensa. Se submeteram a todos os passos para desenvolver seu negócio e, possuem ampla experiência nesse quesito. Com isso, são capazes de alcançar o sucesso rapidamente.

3.14 O INOVADOR

São empreendedores inovadores, todavia, não possuem experiência. Entretanto, possuem capacidade para descobrir novas necessidades que, não foram solucionadas no mercado. É capaz de tornar ideias em algo bastante lucrativo.

Um grande exemplo desse tipo de negócio, são startups, comandadas por jovens que, possuem uma visão de futuro mais abrangente, voltado para a inovação e tecnologia.

3.15 O CARISMÁTICO

É o tipo de empreendedor capaz de influenciar pessoas, são bons companheiros e, as pessoas realmente estão prontas para escutar suas palavras carismáticas.

3.16 O VISIONÁRIO

Nesse caso, o empreendedor não somente observa os pontos negativos do negócio, como também, visa seus riscos e resultados, de acordo com a concepção futura do mercado.

4 PERFIL DO EMPREENDEDOR

Muito se debate, hoje em dia, a importância das características essenciais do investidor. Ainda mais, é notório enfatizar que, é de suma necessidade que, se observe com clareza todos os fatos que compõem o perfil dos empreendedores de sucesso.

Grifa Dolabela (2010, p. 25) que: “O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.

Em outras palavras, é aquela pessoa que, está em busca de construir seu negócio, com ênfase na obtenção de resultados. Saliente-se ainda que, é preciso que, o administrador tenha potencial para isso. Ou seja, há diferentes perfis e personalidades para gerir uma empresa.

  • Autoconfiança: É uma característica de suma importância pois, é indispensável que o empreendedor tenha persistência para realização de seus sonhos e em si mesmo, para obtenção de sucesso;
  • Automotivação: Este é um dos traços de personalidade mais relevantes para o empreendedor. Ou seja, você deverá ser seu próprio motivador e, amar o que faz;
  • Criatividade: É um aspecto bastante importante, pois, visa a busca por soluções inovadoras para resolução de antigos problemas. É uma habilidade que pode ser aprendida;
  • Capacidade analítica: Esta característica é de extrema necessidade pois, funciona como uma análise para monitorar o mercado, a própria empresa e, as principais tendências. Com isso, conseguirá encontrar oportunidades para solução de problemas de forma mais efetiva;
  • Liderança: Diz respeito a proatividade em delegar funções, gerenciar processos e inspirar outras pessoas na busca por seus objetivos. O perfil de liderança para os empreendedores é importante pois, precisam da liderança para influenciar positivamente seus clientes, funcionários e fornecedores;
  • Planejamento: É fundamental para todo empreendedor. É com esta prática que, o administrador poderá analisar como alcançar suas metas de curto, médio e longo prazo. O planejamento também é essencial para traçar estratégias e colocar ações em prática de maneira eficaz;
  • Resiliência: É a capacidade de manter o foco em situações complicadas e, pensar em estratégias para mudar o cenário. É uma habilidade bastante eficaz, especialmente se você deseja empreender nos tempos de desaceleração da economia;
  • Iniciativa: Todo empreendedor qualificado está constantemente buscando oportunidades para colocá-las em prática. Essa busca acontece a todo mundo, levando em consideração a situação do mercado;
  • Perseverança: É preciso ficar atualizado sobre o decrescimento nos lucros e, entender que, o mau momento vai passar, pois, o empreendedor precisa pensar positivamente;
  • Visão moderna e gestão: O bom empreendedor possui um sistema de gestão que, seja capaz de observar cada valor movimentado. Ou seja, é de suma importância para a empresa ter controle sobre suas finanças;
  • Autoconfiança e autoestima: O empreendedor de sucesso tem consciência que pode e que tem competência para prosseguir um negócio. A confiança e estima por si vem baseada na experiência, conhecimento e humildade;
  • Coragem para arriscar: Arriscar significa estar munido de informações e conhecimentos sobre o setor, saber e entender o que tem mais chance de ocorrer com o mercado e, apostar nisso. Todavia, é preciso estar preparado para aguentar/superar a possibilidade de as coisas não acontecerem como o esperado e, ainda assim, a empresa continuar progredindo;
  • Eficiência: O empreendedor eficiente tem a plena consciência que não pode desperdiçar. Ele usa seus conhecimentos sobre as ISO 9000 e ISO 14000, com ênfase na administração feita com eficiência para utilizar seus recursos naturais com inteligência;
  • Talento para formar e apoiar a equipe: Um bom empreendedor sabe reconhecer e admirar o trabalho e a dedicação de seus colaboradores. Sabe estimulá-los sem medo, pois o empreendedor é um líder;
  • Ética empresarial: Todo negócio é regido por regulamentação e é preciso segui-la. Um empreendedor competente segue e se adapta as regras;
  • Respeitabilidade com fornecedores: Um empreendedor valoroso pensa estrategicamente pois, nos tempos de crise, o fornecedor poderá ser um parceiro, caso você precise alterar a data do pagamento;

5 COMO DESENVOLVER O EMPREENDEDORISMO?

Ao fazer uma análise sobre este tópico, podemos observar que, é preciso desenvolver o espírito empreendedor. Ou seja, você realmente necessita acreditar em si mesmo e na sua ideia. Uma pessoa sem autoconfiança não poderá se auto titular um empreendedor.

Além disso, é preciso ter um senso crítico, para analisar algum projeto de maneira eficaz. É preciso ter objetivos e ambições realistas, para assim, maximizar sua motivação na hora de empreender, alcançando suas metas.

Ainda convém lembrar que, a criatividade e a inovação são outros pontos interessantes para o desenvolvimento profissional. Tenha suas próprias ideias e, acredite nelas, como um meio para alavancar sua carreira. Com isso, procure usar a liderança para conquistar seus sonhos. Outro ponto a observar é, procure valorizar seus colaboradores, pois, isso, acabará gerando um bom espírito do empreendedorismo.

É importante que, o empreendedor coloque em prática tudo o que foi aprendido, procurando sempre a solução para os problemas da carreira. Ser uma pessoa proativa, antenada e otimista, é de grande utilidade neste tipo de negócio. Procure sempre observar todas as possibilidades, aumentando assim, seu sucesso profissional e pessoal.

Busque sempre agregar novos conhecimentos através de cursos, treinamentos, palestras e workshops para abranger e ampliar sua visão empreendedora, agregar experiências novas e úteis em seu trabalho e vida.

6 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS

Muito se discute a respeito do plano de negócios, pois, é essencial por delimitar e esclarecer para o empreendedor, como tomar certas decisões, de acordo com seu tipo de negócio.

Ainda convém lembrar que, o plano de negócios é vital para o empreendedor que deseja ser bem-sucedido. Algumas características são essenciais como:

  • Ajuda a criar uma visão global da empresa, delimitando sua missão, visão e valores do seu negócio;
  • É de suma importância para investidores, futuros sócios, acionistas, bancos e instituições financeiras verificarem, como seu negócio está estruturado e suas funcionalidades;
  • É fundamental para um planejamento futuro pois, será possível definir quais são seus principais objetivos e metas, para alcançar um patamar considerável;
  • Tem mais segurança, pelo fato de ser mais bem estruturado e organizado e, minimizando seus riscos.

Em virtude dos tópicos mencionais, pode-se enfatizar que, o plano de negócio é de real necessidade para compreensão do mercado, entender suas exigências, demandas e características principais para no fim, conseguir estruturar seu produto ou serviço para a real necessidade mercadológica. É uma peça fundamental para desenvolvimento do seu futuro negócio, em que, será possível observar situações e decisões antes de, cometer riscos que, poderão impactar no seu empreendimento.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtude dos fatos mencionados, foi possível entender o real conceito e definições do empreendedorismo como um todo, bem como, seu histórico. Com isso, entende-se que, o empreendedor usa suas habilidades e ideias mais inovadores, afim de investir em um negócio, com o intuito de lucrar ou simplesmente, ter seu potencial reconhecido.

Levando em consideração esses aspectos, foi visto também, quais os tipos de empreendedores são mais motivados e os menos propensos para o mercado em geral. Foi comentado ainda, sobre o perfil ideal para ser um bom empreendedor e quais, traços são mais relevantes para que, um empreendedor possa ter êxito.

Outras considerações a fazer que foram abordadas, é como progredir no seu negócio, desenvolvendo meios notórios e satisfatórios no empreendedorismo. Além disso, foi destacado a importância do plano de negócios, para que, seu futuro empreendimento cresça através de estratégias pensadas e assim, seus riscos serão calculados, diminuindo resultados ineficientes.

Conclui-se por fim que, ser um empreendedor requer um pouco de sacrifício pois, necessita tempo e dedicação total ao negócio escolhido. É preciso ter em mente que, antes de iniciar a abertura de uma empresa ou simplesmente uma pequena firma, é preciso ter um bom planejamento, boas ideias e, não ter medo de arriscar. Com isso, será capaz de criar e expandir diversos setores e companhias.

                                                                           REFERÊNCIAS

A história do empreendedorismo no Brasil. 13 mar. 2018. Portal eu sou empreendedor. Disponível em: <https://eusouempreendedor.com/empreendedorismo-no-brasil/> Acesso em: 05 abr. 2018.

A importância de um plano de negócio. Portal intelliplan. Disponível em: <http://www.intelliplan.com.br/a-importancia-de-um-plano-de-negocio> Acesso em: 07 abr. 2018.

BUENO, Jefferson Reis. Mas afinal, o que é empreendedorismo? 04 ago. 2016. Blog Sebrae. Disponível em: <http://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-empreendedorismo/> Acesso em: 05 abr. 2018

7 características de pessoas com perfil empreendedor. Portal Ignição Digital. Disponível em: <http://www.ignicaodigital.com.br/7-caracteristicas-de-pessoas-com-perfil-empreendedor/> Acesso em: 06 abr. 2018.

DOLABELA, F. A corda e o sonho. Revista HSM Management, 2010.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados.

10 ideias para estimular o seu espírito empreendedor. 20 set. 2012. Portal Universia Brasil.  Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/09/20/968029/10-ideias-estimular-seu-espirito-empreendedor.html> Acesso em: 07 abr. 2018. 

MARQUES, José Roberto. Como Desenvolver Atitudes Empreendedoras. Portal JRM. Disponível em:  <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-desenvolver-atitudes-empreendedoras/>  Acesso em: 07 abr. 2018.

MOTA, Gustavo. 3 infográficos sobre empreendedorismo: no Brasil e no mundo. 13 jun. 2016. Blog We do Logos. Disponível em: <https://blog.wedologos.com.br/empreendedorismo/empreendedorismo-infograficos/> Acesso em: 05 abr. 2018. 

O que é Empreendedorismo. Portal Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/empreendedorismo/>Acesso em: 05 abr. 2018. 

O que é empreendedorismo? Portal Dicionário Financeiro. Disponível em: <https://www.dicionariofinanceiro.com/empreendedorismo/> Acesso em: 05 abr. 2018.

Os principais tipos de empreendedores. 16 jul. 2014. Portal Mundo Carreira. Disponível em: <http://www.mundocarreira.com.br/empreendedorismo/os-principais-tipos-de-empreendedores-confira/> Acesso em: 05 abr. 2018.

O perfil de um empreendedor de sucesso. 20 maio 2013.  Blog sage. Disponível em: <https://blog.sage.com.br/o-perfil-de-um-empreendedor-de-sucesso/> Acesso em: 06 abr. 2018.

Os 5 Tipos de Empreendedores que existem no mundo dos negócios. 01 abr. 2015. Portal Globo.com. Disponível em:  <https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/04/os-5-tipos-de-empreendedores-que-existem-no-mundo-dos-negocios.html>  Acesso em: 05 abr. 2018.

Plano de negócios: O que é e a sua importância. 12 dez. 2016. Portal Asaas. Disponível em: <https://www.asaas.com/blog/plano-de-negocios-o-que-e-e-a-sua-importancia/>Acesso em: 07 abr. 2018.

RENATO, Mesquita. Tipos de empreendedor: conheça o seu perfil. Portal Saia do Lugar. Disponível em: <https://saiadolugar.com.br/tipos-de-empreendedor/>Acesso em: 06 abr. 2018.

Saiba o que é empreendedorismo e veja quais são as principais características do perfil de um empreendedor. Portal Companhia de Estágios. Disponível em: <https://www.ciadeestagios.com.br/saiba-o-que-e-empreendedorismo-e-as-principais-caracteristicas-do-perfil-de-um-empreendedor/>Acesso em: 05 abr. 2018.

ZUINI, Priscila. Os 9 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil. 25 mar. 2014. Portal Veja. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/os-9-tipos-de-empreendedores-mais-comuns-no-brasil/> Acesso em: 05 abr. 2018.