Emagrecer com saúde

Por Tainá Gonçalves | 24/09/2012 | Saúde

Ao começar uma dieta, a primeira coisa que muita gente pensa é pular refeições, e cortar alimentos, principalmente carboidratos, que muitas vezes são considerados inimigos da dieta. Porém, é preciso cuidado com este tipo de pensamento, pois o carboidrato é essencial para nosso organismo, fazendo falta e impedindo o bom funcionamento do corpo. Os carboidratos são nossa fonte mais importante de energia, sendo fundamental para que o nosso organismo possa desenvolver funções básicas, como batimentos cardíacos, respiração e circulação sanguínea.

Carboidratos na dieta

Uma dieta, para ser equilibrada, precisa de 55 a 60% de carboidratos. Porém, o que muita gente não sabe, é que os carboidratos nem sempre são os responsáveis pelo ganho de peso. Os carboidratos presentes em frutas, verduras, arroz e em massa integrais são os que não engordam. Já o carboidrato presente em batas, arroz branco, cereais refinados, doces, pães e refrigerantes, engordam e abrem o apetite, já que são absorvidos com mais facilidade pelo organismo, abaixando as taxas de glicose rapidamente, diminuindo a sensação de saciedade. Recomenda-se o consumo de carboidratos até 3h antes da hora de dormir. Não é indicado retirar o nutriente da dieta, e nem ficar sem se alimentar. Nas últimas refeições do dia, escolha alimentos mais leves, como carnes, aves e peixes, que são ricos em proteínas.

Não substitua ou pule refeições

Em uma dieta, não retire nenhum alimento do cardápio, apenas aqueles que devem ser cortados, como alimentos gordurosos e refrigerantes, e não pule refeições. Porém, a maioria das pessoas que entram em dietas consomem alimentos de baixo teor nutritivo, mas muito calóricos, que devem ser cortados. Com isso, fica a vontade de consumir doces e refrigerantes. Substitua estas bebidas ricas em açúcar por sucos naturais com pouco ou nenhum açúcar, comprar Herbalife, e optar por shakes, que são indicados para dietas e possuem nutrientes, além de suprirem a necessidade de consumir doces. Prefira frutas a doces como chocolates e balas. Consulte sempre a opinião de um médico nutricionista e acompanhamento de um profissional, se for fazer atividades físicas.