EM BUSCA DA FELICIDADE

Por Rosa Luz do Nascimento | 31/08/2017 | Filosofia

 Ah ! A  Felicidade  ,  segundo  dicionario é um substantivo feminino que expressa um sentimento .

 EX: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

  Se  expressa um sentimento , é algo abstrato, complexo  porque sentimento é algo inexplicavel e para cada individuo tem um significado que   esta diretamente ligado  a nossa formação  social, religiosa , cultural ....

Então porque passamos grande parte da nossa vida procurando algo que não  conhecemos ? Porque essa busca pelo inexplicavel ?

Para alguns felicidade é um bom nivel social, outros o poder , dinheiro, um parceiro bonito, bom sexo, viagens , saúde, enfim poderia escrever uma infinidade  de palavras que para cada um , significa felicidade!

Mas quem criou essa perspectiva de que precisamos ser feliz ? Esse sentimento é utópico e  foi implantado  em nosso ego por um mershandisng   das novelas televisivas e os capitalistas perceberam  uma grande oportunidade  para promover a idéia de que para ser feliz é preciso ter ......  e assim nos tornamos compradores compulsivos, compramos cada vez mais , para alimentarmos a necessidade do ter , para sermos alguma coisa, e assim vamos nessa busca incessante , a casa própria, o carro do ano, um corpo perfeito segundo os esteriótipos criados pela mídia, aquela viagem de férias, aquele curso universitário, aquele mestrado, aquele, aquele,, e  estamos cada vez mais insatisfeitos, frustrados, cansados , porque buscamos freneticamente algo que nunca alcaçaremos , porque sempre irá faltar algo, não é possivel , ter tudo , e vivemos cada vez mais infeliz.

Não temos a menor percepção de que é exatamente essa busca que nos faz infeliz, é como o cachorro que corre atrás do próprio rabo sem nunca alcança-lo.Me pergunto , não seria essa a função da educação ? Proporcionar ao individuo  a oportunidade de realmente conhecer a si mesmo, suas reais necessidades, sentimentos , neuroses, psicoses, aprendermos a fazer escolhas mais consciente , que nos livraria da medíocridade .Não teriamos  tantos  presidios  abarrotados  já que não é preciso  roubar para ter aquilo que não posso, não teria trafico porque as pessoas não precisaraim se drogar para suportar essa vida inatingível que buscamos, não havería assassinato  pois logo não preciso extirpar o outro porque me  sinto inferior ou rejeitado, não teriamos tantas inimizades , ja que não estou aqui para concorrer com ninguém .....

É preciso rever urgentemente  o papel da educação , porque estamos criando uma geração de zumbis que devorarão a nós mesmos ......e nem assim nos damos conta.Assistimos a tudo passivamente  e o pior reproduzimos a todo esse lixo passivamente , sem se perguntar o que estou fazendo aqui ?! É claro , não somos ensinados a pensar, e assim nos tronamos imensamente infeliz em busca da  felicidade .