EGITO E KUSH

Por Ciro Toaldo | 04/09/2018 | História

EMEIEF JOSÉ MARTINS FLORES – HISTÓRIA PROFESSOR CIRO – 6º ANO

 

O EGITO ANTIGO E KUSH

Você já deve ter ouvido falar do Egito Antigo, dos Faraós, mas não tanto sobre Kush. Estas duas civilizações se desenvolveram as margens do Rio Nilo, onde havia o cultivo do papiro, algodão e trigo. Esta história remonta o ano cinco mil antes de Cristo. Este Rio foi muito importante, pois Heródoto, o Pai da História Grega, quando visitou o Egito afirmou: O Egito é uma dádiva do Nilo.

Não se pode esquecer que havia uma divisão do território por nomos que permaneceu por toda a história do Egito Antigo. Com o tempo, aconteceram muitas lutas e alianças entre os nomarcas acabaram gerando dois grandes reinos: O Alto Egito (Sul) e o Baixo Egito (Norte).  Entretanto, coube a Menés unificar o Egito e se tornar o primeiro Faraó.

Quanto a periodização da História do Egito se divide em três períodos que são entremeados por fases de enfraquecimento do poder dos faraós. Esse enfraquecimento geralmente decorria de desorganização do Estado, de revoltas contra impostos abusivos e de lutas internas entre os nomarcas. Esses períodos são: Antigo Império, Médio Império e Novo Império. No Antigo Império foram construídas as grandes obras como as pirâmides na cidade de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos (estes foram nomes de faraós que mandaram construir suas pirâmides para seu sepultamento) e a esfinge (estatua corpo de leão e cabeça de ser humano). No Médio Império ocorreu a expansão ao sul, em direção a Núbia (região situada ao sul, rica em minerais, especialmente o ouro e habitadas por povos negros). Apesar da prosperidade material os egípcios enfraqueceram o Estado, com revoltas interna e facilitaram a penetração dos hicsos, um povo da Ásia Central que invadiu o Egito em 1580 a.C. e o dominaram por 170 anos. Foi nesta região que estava o Reino de Kush (os Faraós Negros). Por fim, no Novo Império, o s Faraós do Egito conquistaram o Reino de Kush, na Núbia, ao sul, a Fenícia, a Palestina e a Síria, a nordeste e estenderam seus domínios até o Rio Eufrates, na Mesopotâmia, a leste. Após uma série de revoltas, os persas conquistaram o Egito.

No contexto social quem estava no topo da pirâmide social era o faraó, considerado deus vivo; dono das terras e a maior autoridade administrativa, religiosa e militar do império. O faraó construía sua pirâmide que eram seus túmulos. As maiores: Quéops (146 m), Quéfren (143 m) e Miquerinos (103m). Abaixo do faraó estavam o vizir (supervisionava a polícia, a justiça e a cobrança de impostos) e o escrita (escritor do faraó). Havia os sacerdotes que tinham poder. Também havia os artesãos, os felás (camponeses) e os escravos.

A religião era muito importante para os egípcios, todos acreditavam na vida após a morte, para tanto faziam pirâmides Por isso, empenhavam-se em construção de pirâmides. Eram politeístas: Osíris – deus da vida e da morte; outro deus era Amon-Rá, considerado criador do Universo, este era o deus mais temido o mais popular era Osíris. Os desenvolveram as técnicas de mumificação (tratar o corpo para evitar decomposição do cadáver, transformando-o em múmia), mas isto dependia da posse das pessoas. Na escrita desenvolveram os hieróglifos que foram decifrados por Champollion.

CIVILIZAÇÃO DE KUSH - Se desenvolveu ao sul do Egito durante a 25ª dinastia que ficou conhecida como Dinastia dos Faraós Negros. Sabiam fazer diques para ocupar as águas do Nilo. Um destaque deste reino é o papel da mulher que ocuparam lugares d destaques, como candace, ou seja, a rainha mãe, a mais conhecida Amanishaketo, ela fez um acordo com o imperador Otávio Augusto para não perder as terras para este imperador. A capital por longo tempo foi Napata, depois se mudou para Méroe, onde havia muito ouro.

Nos últimos anos a História da África foi muito incentivada para ser estudada nas escolas do Brasil, pois não era conhecida. .

ATIVIDADES

  1. Quem foi o unificador do Egito e como ele o unificou?
  2. Como era a composição social do Egito Antigo?
  3. Comente a respeito da religiosidade do Egito Antigo.
  4. Como os faraós negros conseguiram conquistar o Egito?
  5. Quem era a Candace na História de Kush?
Artigo completo: