Efeito da estimulação tátil cinestésica sobre o peso de recem nascidos prematuros.

Por Viviane Carvalho | 23/10/2010 | Saúde

1. INTRODUÇÃO

É considerado prematuro aquele indivíduo onde a gestação termina entre a 20ª e a 37ª semana 1. A depender do peso ele pode ser classificado em baixo peso, muito baixo peso e extremo baixo peso 2. Os principais fatores de risco relacionados à prematuridade são a ausência de pré-natal, baixo nível socioeconômico e nutricional, uso de álcool, drogas e tabagismo pela mãe além de complicações médicas durante o período gestacional 3. Também devido a uma maior susceptibilidade e necessidade de cuidados invasivos, os prematuros são mais expostos a infecções 4 .

A perda de peso é considerada fisiológica e ocorre em virtude da redistribuição dos fluidos no recém nascido (RN) 5. Em relação ao desenvolvimento do prematuro, Rugolo 6, em 2005, relatou que a dinâmica do crescimento no período neonatal caracteriza-se por perda inicial de peso, seguida pela recuperação do peso de nascimento, sendo que a intensidade e a duração dessas duas fases estão inversamente relacionadas à idade gestacional, peso de nascimento e gravidade do recém nascido.

O bebê prematuro já nasce com a necessidade e urgência de um suporte nutricional, sendo a quantidade dessa reserva diretamente proporcional ao peso no ato do nascimento 7. A dificuldade de alimentação e absorção alimentar por esses bebês é o que interfere diretamente no ganho ponderal, e conseqüentemente na alta hospitalar apud Volkmer 8, 2008. Em virtude disso, algumas técnicas e estratégias são utilizadas para um ganho de peso mais rápido apud Figueiredo 3, 2007. O leite materno deve ser a primeira opção a ser administrada ao RNPT, visto que no leite humano a qualidade da proteína e conteúdo lipídico são ajustadas ao recém nascido prematuro apud Tavares et.al, 2004 em Minas Gerais 7. O leite pode ser administrado através da sucção diretamente no seio materno, com mamadeira ou copinho, ou ainda gavagem por sonda. A freqüência de oferta de dieta deve ser intermitente e a cada duas ou três horas 7 .

Dentre as técnicas utilizadas para uma melhor absorção dos nutrientes do leite está o método "mãe canguru" que se caracteriza por contato precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso o qual se encontra em processo de ganho de peso apud Tavares et.al 7, 2004, a estimulação oral por meio da sucção não-nutritiva (SNN) a pud Volkemer 8, 2008, com o uso de chupeta concomitante à administração da dieta enteral que facilita a alimentação e, dessa forma, aumenta o peso de recém nascidos prematuros, e a estimulação tátil cinestésica que consiste em toques suaves com leve pressão ao longo do corpo do bebê, e em movimentos passivos nas articulações dos mesmos 9 com efeitos positivos na maturação do sistema nervoso, no desenvolvimento motor e da coordenação, na diminuição estresse e ganho ponderal, sendo mais vantajoso já que pode ser realizada pelo fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) diariamente, o que viabiliza a realização dessa técnica.

Devido aos altos custos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com recém nascidos prematuros, a estimulação tátil cinestésica surge como uma intervenção positiva quando relacionada ao aumento de peso desses recém nascidos, o que justamente determina a sua alta da UTIN, diminuindo assim o risco de infecções hospitalares, complicações, de modo significante, reduzindo os custos para a Unidade. Por ser uma técnica sem custos adicionais, pode ser utilizada pelo fisioterapeuta sem a preocupação de gerar mais custos para o hospital. O presente estudo teve como objetivo comparar o ganho de peso de recém nascidos prematuros que receberam estimulação tátil cinestésica e cuidados fisioterapêuticos padrões com recém nascidos prematuros que receberam apenas cuidados fisioterapêuticos padrões.