EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por Washington Oliveira de Morais | 16/11/2017 | Educação

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação da Educação Profissional Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos. Durante décadas o que temos visto é à implantação de Programas Governamentais que demonstram que o governo brasileiro impõe o projeto do capital na formação profissional de nível técnico. Com o processo de industrialização crescente, o país precisa cada vez mais de trabalhadores qualificados que possam operar máquinas modernas e atenderem a demanda.

Apresentaremos no decorrer do trabalho aspectos históricos, bases legais, perspectivas emancipatórias e considerações relativas aos Programas Governamentais: PROEJA, PROEJA FIC, PROJOVEM E PRONATEC, os quais consideramos que diante do atual quadro da educação foram criados para darem aos jovens que tem dificuldade de acesso a um ensino de qualidade, a possibilidade de obterem uma formação profissional seja ela de característica inicial, de qualificação ou técnica.

Ressaltamos que com um mercado de trabalho que a cada dia exige do profissional mais conhecimento, esses programas tiveram o intuito de tornar acessível à qualificação profissional, garantir o direito a escola, elevar o grau de escolaridade e preparar para o mercado de trabalho além de promover a cidadania.

Artigo completo: