EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO CURRICULAR

Por Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues | 21/11/2016 | Educação

A Educação Integral introduz ao processo educacional uma nova concepção curricular, pautada em um processo de construção cultural.

            Mediante a esta perspectiva, a Educação Integral propõe a implantação de uma nova maneira de organização curricular que, por sua vez, convida à todos educadores a refletirem sobre a concepção de educação que norteia sua prática educativa no cotidiano.

            A Educação Integral concebe uma organização curricular que busque contemplar o desenvolvimento de todas as potencialidades dos educandos, abrangendo ampla dimensões formativas, perpassando pelos âmbitos intelectuais, afetivos, corporais, simbólicos e éticos.

            A construção curricular com enfoque no prisma cultural tem como objetivo contribuir para a formação de sujeitos capazes de atuar concretamente no meio social. Esta estruturação curricular vincula-se à compreensão das formas específicas que estruturam a organização da sociedade e da educação, trazendo o sujeito para o centro do processo educacional, considerando para tal, sua formação integral, propondo ampliações de tempo e espaços que levem em efeito saberes construídos de interação social com os pares e construídos o contexto acadêmico.

            Desta maneira, a educação integral pressupõe a constituição de um currículo pautado na interdisciplinaridade, onde se fazem presente em diálogo contínuo o conteúdo curricular e os conteúdos adquiridos através de vivências individual e coletiva, procurando garantir aos educandos em formação o acesso direto a abundância de conhecimentos.

            A Educação Integral tem uma intencionalidade educativa, que visao enriquecimento do processo formativo dos estudantes, buscando criar meios para o envolvimento ativo das instituições na construção de um ambiente educativo que potencialize o trabalho cotidiano, efetivando o desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens que atendam as necessidades das futuras gerações. 

*Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues, é Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e docente efetiva da Rede Municipal de Ensino do município de Rondonópolis, Mato Grosso.