Educação Indígenas

Por Gabriel Sodre Maia | 09/04/2011 | Filosofia

EDUCAÇÃO INDIGENA

No Inicio do século XXI a Educação Indígena deu-se um salto de grande relevância no cenário Brasileiro ou ate mundialmente, isso agrada a todos os Educadores Indígena de modo especial a mim ( graduando em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA), como um dos integrante educador indígena.
No cenário brasileiro ou mundial o foco indígena torna-se o porquê do querer entender a pessoa do indígena, mas como ser humano esta cultura torna-se questionável para muitos. De principio a educação indígenas sempre foi colocada na visão dos antropólogos estrangeiros, porem torna-se equivoco para os educadores indígenas, pois nós temos a nossa visão extremamente oposto do que foi colocados pelos antropólogos, isso nos fortalece claramente que o indígenas do século XXI, já não são os mesmos da visão remota colocada por pesquisadores.
A Educação Indígena ultrapassa todas as previsões, estes cidadãos possuem a sua cultura o seu modo de viver falar acima de tudo o respeito com seu semelhante, e mais, possui a religião-catolicismo posta pela Igreja Católica ( região do Alto Rio Negro-Am), isso significa que eles tem a alma, sabem ler e escrever, já não são analfabetos, e no cenário indígenas já temos graduados, mestrados e doutores ema várias área no mundo da ciência. Se os indígenas são graduados: PORQUE PENSAR QUE ELES SÃO ÁGRAFOS? Um ser humano com este pensamento aos indígenas, aplicadamente é um orelhudo (B...)
Portanto, querer entender o ser indígena, obviamente ter muita capacidade aberta e atualizada do mundo contemporâneo.