EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

Por Cristiane Rodrigues Thiel Silva | 17/10/2017 | Educação

Áureo José Barbosa UFMT/CUR/PPGEDU.
Grupo de Pesquisa ALFALE
Cristiane Rodrigues Thiel Silva
EM Irmã Elza Geovanella

INTRODUÇÃO
A inserção da Educação em Direitos humanos e para relações de gênero e diversidade sexual no currículo escolar constitui-se em um referencial de profundo valor para a formação humanista dos educandos. Daí a importância de se trabalhar estes temas na formação continuada junto aos professores com o intuito de subsidiar nas praticas pedagógicas cotidianas, através de atividades interdisciplinares que envolva todas as áreas de conhecimento na educação básica.

OBJETIVO
Analisar os impactos do trabalho das temáticas de Educação em Direitos Humanos e para relação de respeito às Diversidades Sexuais nas práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.

METODOLOGIA DO TRABALHO
O estudo qualitativo com enfoque no estudo de caso usou a entrevista semiestruturada para coleta de dados. O lócus da pesquisa foi a EM Irmã Elza Geovanella . Foram entrevistados 06 professores, sendo 02 da Educação de Jovens e adultos – EJA – I segmento e 04 dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram do projeto de formação continuada em 2013, que tiveram como tema: Educação em direitos humanos e para relações de gêneros e diversidade sexual na escola. Com este estudo buscou-se responder a seguinte questão central: O desenvolvimento das temáticas sobre educação em direitos humanos e educação para as relações de gênero e diversidade sexual possibilita alterar as práticas pedagógicas do professor, de modo a contribuir com os alunos e a comunidade escolar para o respeito as diversidades e as relações de gêneros na escola?

CONCLUSÃO
A pesquisa mostrou que, por serem temáticas ainda complexas no âmbito escolar, foi possível sensibilizar os professores a organizar o seu trabalho pedagógico de modo a possibilitar a formação de atitudes nos educandos favoráveis ao respeito as individualidade humanas, as relações de gênero, as diversidades e possivelmente o ressurgimento da cultura da paz no ambiente escolar.

REFERÊNCIAS
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais./Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010.
RIBEIRO, Paula Regina. Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar./organizado por Paula Regina Costa Ribeiro. 2.ed. Rio Grande: FURG, 2008.
SOUZA, Leonardo de . Gêneros, sexualidades e políticas cognitivas na escola In: Gênero, sexualidade, diversidade e educação/ Raquel Gonçalves, Carmem Lúcia Sussel Mariano, Leonardo de Souza (organizadores). – Cuiabá: EdUFMT: 2016, pp 55 à 81.

Artigo completo: