Educação e Trabalho

Por Iza Aparecida Saliés | 12/12/2009 | Educação

O futuro levará o ser humano a sofrer uma profunda revisão de sua maneira de crer, pensar e agir. Já estamos vivenciando essa transformação, posto que, o crescimento da tecnologia, aumento da expectativa de vida; a globalização, que exige novas capacitações, para as quais, literalmente não fomos preparados, senso que o emprego tradicional sofrerá profunda mudanças.

A grande preocupação que hoje paira a sociedade é que, todo esse movimento de mudança, acena para um mundo complexo, cheio de incertezas, flexíveis ás novas possibilidades de trabalho, emprego, economia e educação.

Sabemos que o mundo do trabalho, emprego e das profissões está em plena transformação. É perceptível, também, que as instituições de ensino encontram dificuldade para adequar-se a esse novo modelo de sociedade.

Se o trabalho do homem não for aliado a um processo educativo, conduzindo - o à sua construção política e social, não será possível alcançar sua transformação, sendo assim, a finalidade do mesmo se resume simplesmente em cumprir tarefas, sem questionamentos, tornando um fazer neutro, desprovido de conhecimento científico, não respondendo às suas necessidades e à sua liberdade.

Está visivelmente exposta à fragilidade da educação seja ela para a vida ou para o mundo do trabalho. Estamos numa era em que as soluções para os problemas da vida precisam ser resolvidas com rapidez, habilidade e competência, a maneira de pensar tradicional não atende as situações emergentes desta sociedade.

Saber gerenciar o conhecimento da formação geral e os do mundo do trabalho, necessários às organizações, empresas, vem sendo um motivo cada vez mais determinante para a sobrevivência, manutenção, desenvolvimento e ganhos de mercado.

Com as modificações do mundo do trabalho, faz-se necessário aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer de forma eficiente, satisfatória e célere.

Sendo assim, Educação Profissional em conjunto com a Educação Básica, precisam articular ações de cunho pedagógico e científico de modo a apontar caminhos que possam solidificar a formação integral da pessoa.

Tendo em vista a importância do processo ensino e aprendizagem na vida e para a vida, e o trabalho para a consolidação do homem cidadão, o mesmo, precisa ter ciência de que ele é sujeito da história e da sua própria história, isto significa que ele faz parte do processo de transformação da sociedade, quiçá do mundo.

À escola é atribuída a função de preparar a formação do individuo, numa perspectiva humanística, de preparo integral do ser humano, preparado para lidar com as situações emergentes, capaz de construir a sua autonomia intelectual, de solucionar problemas, ser criativo, inovador, ético e centrado na melhoria de sua qualidade de vida, como também da comunidade e seu entorno.

Com essa perspectiva, surge a preocupação com modelo de Currículo de Ensino que devemos discutir e elaborar para contemplar essa nova realidade, preparando profissionais competentes tecnicamente, que domine os conhecimentos técnicos e científicos para desempenhar melhor seu trabalho.

É nesse amplo contexto de discussão dos temas, educação e trabalho, que surge a necessidade de criar alternativas diferenciadas que possam suprir as necessidades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a essa clientela fazer o Ensino Médio e um Curso Técnico ao mesmo tempo, o que chamamos de Proeja.