EDUCAÇÃO E TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DA EJA PARA INSERÇÃO, REINSERÇÃO E PERMANÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO.
Por Raquel Aparecida Rocha Leal | 20/08/2018 | EducaçãoA Evolução das tecnologias que ocorreram a partir da 3ª Revolução Industrial, geraram influências na vida de jovens e adultos que priorizaram o mercado de trabalho em detrimento dos estudos, pois necessitavam complementar a renda familiar, essa realidade trouxe para o século XXI, uma busca constante de inversão da história. A partir desse contexto, Libâneo (2004) diz que a escola vem sendo pressionada a repensar seu papel diante das transformações do processo de integração e reestruturação capitalista mundial, pois essas mudanças afetam a organização profissional e também o perfil dos trabalhadores, desse modo é preciso que o profissional se qualifique da forma que o mercado demande, essa exigência é repercutida no sistema de ensino e nas escolas, afinal é ao retornar para a escola que muitos veem a esperança de inserção, reinserção e permanência no mundo do trabalho.
1. INTRODUÇÃO
A Evolução das tecnologias que ocorreram a partir da 3ª Revolução Industrial, geraram influências na vida de jovens e adultos que priorizaram o mercado de trabalho em detrimento dos estudos, pois necessitavam complementar a renda familiar, essa realidade trouxe para o século XXI, uma busca constante de inversão da história. A partir desse contexto, Libâneo (2004) diz que a escola vem sendo pressionada a repensar seu papel diante das transformações do processo de integração e reestruturação capitalista mundial, pois essas mudanças afetam a organização profissional e também o perfil dos trabalhadores, desse modo é preciso que o profissional se qualifique da forma que o mercado demande, essa exigência é repercutida no sistema de ensino e nas escolas, afinal é ao retornar para a escola que muitos veem a esperança de inserção, reinserção e permanência no mundo do trabalho.
O interesse por essa temática surgiu através de visitas em escolas que ofertam a modalidade da EJA, que nos permitiu confirmar que existem dificuldades para Jovens e adultos que não tiveram acesso à escola na idade própria alcançar o mundo do trabalho e por esse motivo retornam as salas de aula. Problematizamos o assunto a partir da seguinte questão: Qual a importância da EJA, para a formação de jovens e adultos, que buscam a inserção, reinserção e permanência no mundo do trabalho?
Nosso objetivo geral firma em ressaltar a importância da Educação de Jovens e Adultos, para a inserção, reinserção e permanência no mundo do trabalho, como objetivos específicos buscamos, identificar a relação da EJA com o mundo do trabalho e apresentar os desafios enfrentados por alunos e docentes. O estudo do tema foi realizado por meio de pesquisa Exploratória, definido por MOREIRA e CALEFFE (2006,p.69), como pesquisas a serem desenvolvidas com objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aprimorativo, acerca de determinado fenômeno[...] o produto final desse processo passa a ser um problema mais esclarecido, passível de investigação mediante procedimentos mais sistematizados. Usamos como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada realizada com três alunos e uma professora da EJA de escolas públicas estaduais, localizadas no município da Serra.
Como referenciais teóricos inspiramo-nos em, Ferret (1997), Kruppa (2005), Libâneo (2003,2004), Rummert (2005), Santos (2006), Soares (2006), Nogueira (2006) e através dos documentos legais, Constituição de 1988, LDB 9394/96, Resolução1/2000, Parecer 3 11/2000 e o Documento base Nacional.
Logo, a pesquisa apresenta à importância da EJA, que está voltada a inclusão desses estudantes na sociedade, para que eles possam compreender o meio em que vivem e contribuir para esse espaço, em especial no mundo do trabalho. Firmamos ainda que jovens, adultos e docentes encontram desafios a serem enfrentados,como o cansaço, dificuldade de aprendizagem e, não podemos deixar de citar dentre esses desafios a valorização dos professores e formação dos mesmos para atuação especifica na EJA, pois a ausência de formação para essa modalidade pode está sendo responsável pela evasão de jovens e adultos. Portanto consideramos que a educação precisa estar preparada para a diversidade do público que atende, para que os professores cumpram seu papel de mediador entre aluno e sociedade.