EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Por WILLIAM SOUZA SAMPAIO | 25/07/2016 | Ecologia

Educação ambiental é tão importante que a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Educação Ambiental nº. 9795 incorporam esta evolução conceitual, como se vê no art.1º da Lei 9795.

Entende-se por Educação Ambiental o processo que parte do indivíduo ao coletivo, construindo valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, proporcionando uma qualidade de vida sadia para a população.

A questão ambiental ressalta sempre a importância de valorizar todas as formas de vida, o que requer responsabilidade individual e coletiva a nível: local, nacional e planetário.

Entretanto, a educação ambiental tem por objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas (e possíveis soluções) existentes em sua comunidade, buscando transformar essas pessoas em indivíduos críticos que participem das decisões sobre futuros exercendo desse modo o direito à cidadania, instrumento indispensável no processo de desenvolvimento sustentável.

Uma das formas de levar a conscientização à comunidade em pela ação direta da escola, mais precisamente, pela ação do educador ambiental em sala de aula, com atividades nas qual o educando participe, ativamente, através de atividades como leitura de textos e livros atuais desenvolvendo pesquisas, experiências e outras mais que desenvolvam nos educando reflexões critica que possam compreender os problemas que afetam a comunidade onde vivem a refletir e criticar as ações que desrespeitam e, muitas vezes destroem um patrimônio que é de todos. Algumas reflexões poderiam ser abordadas de maneira que leve o aluno a pensar: Para onde vai o lixo que produzo? Como eu poderia contribuir para a redução dos problemas referentes ao excesso de resíduos? Será que tudo que tem na minha lixeira é mesmo lixo? O que a falta de um destina mento correto para os resíduos urbanos pode causar a minha comunidade?

A educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente, desenvolvendo dia a dia a consciência global no individuo. Muito se pode fala e fazer quando se trata de meio ambiente.

Temos empresas que formam parcerias para ajudar através de ação social com a conscientização em preservar o meio em que vivemos.

Como exemplo sito o Instituto ECOAR, em parceria com a Petrobras e o Ministério das cidades, criou um projeto cujo intuito é a conscientização ambiental.

Não é de hoje que a questão ambiental virou um assunto discutido pela mídia, tanto a nacional como a mundial. O mundo está entrando em colapso devido à falta de cuidado do homem para com o meio ambiente, temos por todo  Brasil e mundo lugares que trabalham nesta questão, assim como Instituto ECOAR, que com o seu projeto DE OLHO NO AMBIENTE, apresenta a toda comunidade brasileira uma educação ambiental de respeito.

O projeto tem como objetivo ajudar a sociedade a diagnosticar e combater os problemas de cada região, principalmente, estudantes de escolas públicas e a sociedade local aprendem a cuidar do meio ambiente.

Com o apoio de meios de comunicação tem divulgação do trabalho feito pelos estudantes podendo ser confirmado através de alguns lugares como exemplo praias como: Praia Grande e Ubatuba que foram limpas e transformadas em lugares agradáveis e desejadas por parte de todos que por ali passassem.

O projeto possibilita ainda criação de estratégias para que tudo o que foi feito seja conservado.

Educação Ambiental é uma reivindicação legítima é um processo contínuo de aprendizagem de conhecimentos para o exercício da cidadania. Deve-se capacitar o cidadão para uma leitura crítica da realidade e uma participação consciente no espaço social. Baseada na ciência e na tecnologia, para a consciência e adequada apreensão dos problemas ambientais, fomentando uma mudança de conduta quanto à utilização dos recursos ambientais.

Nosso objetivo e proporcionar ao aluno uma reflexão, em relação a seus hábitos e costumes sobre questões ambientais, integrar ao aluno a realidade do meio em que vive na sociedade buscando alternativas para a melhoria do mundo em um todo, contudo cabe ao educador uma reflexão sobre o compromisso que tem, enquanto profissional da educação no sentido de agir para a mudança na estrutura funcional da escola, sabe-se que a escola não é o único local de aprendizagem e que o processo educativo não inicia e nem se esgota no espaço escola, mas certamente é o local mais adequado à sistematização do conhecimento ambiental e do desenvolvimento do educando quanto cidadania

[...]

Artigo completo: