Educação Ambiental - Áreas de Mananciais de São Bernardo do Campo-SP
Por Aparecida Alves Teixeira | 04/08/2011 | AmbientalRESUMO
Esta publicação, sem a pretensão de esgotar o assunto, procura apresentar os movimentos relacionados à retomada mundial da consciência crítica em relação ao compromisso ético com o meio ambiente, dentro do conceito de "pensar global e agir local". Apresenta também um histórico da evolução da poluição ambiental e as implicações dos fatores bióticos e abióticos na degradação ambiental.
Através de interpretações da lei 6938/81, do compilamento de dados históricos e estatísticos e de tabelas, será apresentada uma cronologia da legislação ambiental no país e também serão elencados os principais órgãos governamentais na área do direito ambiental.
Como questão central do trabalho, será possível observar como a prefeitura de São Bernardo do Campo vem trabalhando para conscientizar as populações das áreas de mananciais notadamente as mais próximas à represa Billings; buscando mostrar utilização da educação como ferramenta eficaz para a redução da poluição ambiental, como e por quem é realizada a conscientização da população, sobre as corretas formas de ocupação e utilização do solo, onde serão destacados os projetos em prática e os resultados positivos para as comunidades locais, que cresceram desordenadamente.
Serão abordados também de forma acessória, os impactos do Rodoanel Mário Covas na região, e a opinião de autoridades locais sobre a educação ambiental e progresso na cidade e o compromisso com as gerações futuras.
Palavras ? Chave
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - BILLINGS ? MANANCIAIS ? SISNAMA ? SNUC