ECOS DO PASSADO, NÃO MUITO DISTANTE.
Por Romão Miranda Vidal | 15/04/2011 | CrônicasECOS DO PASSADO, NÃO MUITO DISTANTE.
NO DIA EM QUE O BRASIL PUDER LIVRAR-SE DE CERTAS INFLUÊNCIAS ESTRANHAS, DE CERTOS ENTRAVES MISTERIOSOS QUE SURGEM SEMPRE, NO MOMMENTO JUSTO, PARA LANÇAR A CONFUSÃO E O DESÂNIMO EM TORNO DOS PROBLEMAS QUE ESTÃO VINCULADOS À NOSSA INDEPENDÊNCIA ECONÔMICA.
ANACRÔNICA, AO DESENVOLVIMENTO DAS NOSSAS FONTES DE PRODUÇÃO, NESSE DIA DEIXAREMOS DE SER O PAÍS DA DUBIEDADE E DA INÉRCIA, PARA NOS TRANSFORMARMOS EM UM OUTRO ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO SUL, CRENTES DA NOSSA PUJANÇA E CONFIANTES EM NOSSA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO.
ENQUANTO. PEGAMOS O PIÃO NA UNHA (*) DISCUTINDO AS CINZAS DA NOSSA ULHA NEGRA ? A NOSSA FERRUGEM DO TRIGO ? E A MELHOR MANEIRA DE SE FAZER O AÇO EM NOSSOS FORNOS. DO EXTERIOR NOS VEM EM ESPÉCIE TUDO O QUANTO VAMOS ADIANDO DE PRODUZIR, DE INCREMENTAR, PERDIDOS NAS ELUCUBRAÇÕES DOS GABINETES TÉCNICOS, DOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS, DAS COMISSÕES INOCUAMENTE DOUTAS, QUE TUDO PROTELAM E NADA RESOLVEM.
COM TUDO ISSO, O OURO SAI, PORÉM NÓS CONTINUAREMOS SEMPRE E CADA VEZ MAIS DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS, DOUTORES EM TEORIAS, MAS BEÓCIOS NA EXECUÇÃO, NA SOLUÇÃO PRÁTICA DOS PROBLEMAS. (**)
(*) FORMA DE SE JOGAR PIÃO E FAZÊ-LO RODAR NA UNHA DO DEDO MAIOR DA MÃO.
(**) REVISTA ? O TRIGO NACIONAL ? ANO II ? JANEIRO/FEVEREIRO DE 1940
ESTE TRECHO FOI COMPILADO NO DIA 28 DE SETERMBRO DE 1.964, EM PLENA DITADURA MILITAR.
MAS SE FIZERMOS UMA REGRESSÃO NO TEMPO: 1940 A 2011, O QUE MUDOU NESTES 71 ANOS?
NÃO QUE EU TENHA 71 ANOS, O QUE MUITO ME ALEGRARIA, MAS AINDA FALTAM ALGUNS ANOS. MAS FALANDO SÉRIO O QUE MUDOU? CONTINUAMOS DISCUTINDO NÃO A ULHA NEGRA DO TRIGO, MAS A ULHA NEGRA DO MOVIMENTO SEM TERRA QUE INSISTE EM PREGAR QUE O AGRONEGÓCIO É PREJUDICIAL AO BRASIL. MUDOU QUE ANTES NOSSAS CRIANÇAS BRINCAVAM COM PIÕES E FIEIRAS E ERAM MAIS FELIZER E MAIS SADIAS. HOJE NOSSAS CRIANÇAS BRINCAM COM JOGOS ELETRÔNICOS, SÃO ESCRAVAS DE AGENDAS ? NATAÇÃO, INGLÊS, JUDÔ, AULAS PARTICULARES ? E VIVEM DOENTES, COM ALERGIAS E PENSAM QUE O LEITE QUE TOMAM TODOS OS DIAS, É PRODUZIDO EM UMA FÁBRICA. MUDOU PRATICAMENTE NADA NESTES 71 ANOS. A FORMA COMO SÃO CONDUZIDAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL. O OURO CONTINUA A SAIR. COMO O FOI NO PERÍODO COLONIAL LUSITANO. O AÇO CONTINUA A SAIR E VOLTA EM FORMA DE PEÇAS, MOTORES, VEICÚLOS. NOS GABINETES QUE ANTES ERAM TÉCNICOS HOJE ESTÃO REPLETOS DE "CUMPANHEIROS DO PARTIDO".
ANTES COMO AGORA, MUITA COISA VEM DO EXTERIOR. O QUE NA ÉPOCA ERA UMA IDIOSSINCRASIA CONTINUA SENDO NOS DIAS ATUAIS. O QUE IMPORTAMOS É ALGO FORA DO ESPERADO. E À MEDIDA QUE PROMOVEMOS MAIS IMPORTAÇÕES, ESTAMOS COLABORANDO CADA VEZ PARA SE GERE EMPREGOS NOS PAÍSES EXPORTADORES E SE ACABE COM OS EMPREGOS NO BRASIL IMPORTADOR.
EXISTEM SIM CERTAS INFLUÊNCIAS ESTRANHAS QUE NÃO PERMITEM O NOSSO TOTAL E PLENO DESENVOLVIMENTO E QUANTO TOMAM A DECISÃO PARA UM EMPURRÃO RUMO AO DESENVOLVIMENTO O FAZEMD E FORMA ERRADA. EXEMPLOS? A HIDROELÉTRICA DO RIO MADEIRA. RIO DESTE DE PLANICIE, QUE PRATICAMENTE NÃO TEM CORREDEIRAS E NEM DESNÍVEIS SUFICIENTES PARA IMPULSIONAR AS TURBINAS. RESULTADO: INUNDARAM UMA ENORME ÁREA, COM DANOS IRREPARÁVEIS À NATUREZA, QUE RESULTOU NA NECESSIDADE DE UMA BARRAGEM ENORME PARA PODER ENSACAR A ÁGUA QUE POR PESO E GRAVIDADE FAZEM GERAR AS TURBINAS. MAS NÃO SE CONTENTANDO OS OCUPANTES DOS GABINETES TÉCNICOS, COLOCARAM EM EXECUÇÃO OUTRA USINA A DO RIO XINGU ? BELO MONTE ? QUE JÁ É UM DESASTRE ANUNCIADO TANTO ECOLOGICAMENTE COMO ECONOMICAMENTE.
CONTINUAM OS MESMOS DOIDOS E BEÓCIOS OCUPANDO OS GABINETES E OS LABORATÓRIOS.
QUANDO DA CONSTRUÇÃO DA USINA DE TUCURUÍ, A RETIRADA DAS ÁRVORES FOI FINANCIADA PELO BANCO FRANCÊS LAZARD. E QUEM TOMOU O EMPRÉSTIMO DA FINADA CAPEMI ? CAIXA DE PECÚLIO DOS MILITARES ? QUE FALIU E DEU UM ENORME PREJUÍZO AOS SEUS ASSOCIADOS E AO BRASIL, POIS NÃO CUMPRIU O COMPROMISSO ASSUMIDO.
UMA PEQUENA CURIOSIDADE. QUANDO A CAPEMI SE INVESTIU DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS E FALIU.
O RELATO A SEGUIR DEMONSTRA MUITO BEM COMO ERAM E CONTINUNAM SENDO AS TRATATIVAS NO BRASIL:
"FOMOS TODOS ATÉ O DEPÓSITO DA CAPEMI, ONDE ERA PROIBIDO ENTRAR. O RESPONSÁVEL FEZ VALER SUA CONDIÇÃO, MAS A PRESENÇA DO DELEGADO DE TUCURUÍ E DO DELEGADO MIGUEL OSÓRIO, DE BELÉM O DEMOVEU. O DEPÓSITO ERA UM PARQUE, UMA PARTE AO AR LIVRE, COM APROXIMADAMENTE CINCO HECTARES, ONDE HAVIA DE TUDO: VÁRIOS TRATORES FLORESTAIS CANADENSES DO TIPO "SKIDDER", NOVINHOS, COMO SE NUNCA TIVESSEM SIDO USADOS, OFICINA MECÂNICA COM TORNOS E MILHARES DE PEÇAS; PILHAS DE VÁRIOS METROS, DE VASOS SANITÁRIOS, CAIXAS D?ÁGUA, APARELHOS DE AR CONDICIONADO, UM AUTOMÓVEL DEL REY COM MENOS DE 100 KM NO ODÔMETRO, MAIS DE DEZ TANQUES DE CAMINHÃO. TUDO SOB A INTEMPÉRIE, SENDO CORROÍDO PELA FERRUGEM E TAPADO PELO MATO. ERA INACREDITÁVEL. TUDO ISTO, O SUFICIENTE PARA MONTAR UMA OU DUAS PEQUENAS CIDADES, FORA ADQUIRIDO COM UM EMPRÉSTIMO DE DUZENTOS E CINQÜENTA MILHÕES DE DÓLARES DE BANCOS FRANCES. "SUBI EM UMA PILHA DE TORAS PARA TIRAR UMA FOTO MELHOR. ACABEI DESCOBRINDO UM TESOURO: POR TRÁS DAS MACEGAS ESTAVAM MAIS DE 600 TAMBORES DE 200 LITROS CADA, DE PENTRACLOROFENATO DE SÓDIO (PÓ DA CHINA) E DE CROMO. HAVIA AINDA GALÕES VERDES COMO O QUE EU TINHA ENCONTRADO NA ILHA TOCANTINS. AGORA SIM EU SABIA DE ONDE ELES VINHAM:
ERAM DE ORIGEM FRANCESA E FAZIM A PARTE DO CRÉDITO DO BANCOMAISON LAZARD ET FRÈRES. OS DIZERES INDICAVAM R.P. / BRASIL/ SANTOS, R.P. DE RHÔNE POULENC, O FABRICANTE." (A . OSWALDO SEVÁ FILHO)
ENTÃO POUCO OU QUASE NADA MUDOU?
MUDOU SIM. ESTAMOS HOJE VIVENDO COM MELHORES EXPECTATIVAS DE VIDA, COM LIBERDADE DE IMPRENSA, COM A INTERNET POSSIBILITANDO QUE SITES DIVULGUEM DEMOCRATICAMENTE ASSUNTOS COMO ESTE QUE HORA ESCREVEMOS.
MAS AINDA FALTA MUITA COISA PARA MUDAR, POIS ENQUANTO OS BEÓCIOS E CUMPANHEIROS DE PARTIDO CONTINUAREM A DAR AS CARTAS DOS DESTINOS DO BRASIL, ESTAREMOS AINDA NOS ANOS DE 1940.