E-world

Por Antoniel Costa Alves | 15/10/2009 | Tecnologia

E-world

E-mail, E-commerce, E-book, E-crime, E-TV, E-family: é E-para tudo que é lado

           

Antoniel Costa Alves

toniel_15@hotmail.com

 

Não tem como impedir esse acelerado crescimento eletrônico e a cada dia surge mais um E-alguma coisa. O ambiente virtual está tomando cada vez mais o ambiente real de muitas pessoas. Já existe até polícia anticibercrime. E você policial tradicional trocaria sua arma por um mouse? A polícia anti e-crime é uma grande estratégia para combater os inúmeros crimes eletrônicos, pois, ao mesmo passo que cresce o mundo virtual também cresce os crimes virtuais.

Cracker ou Hacker: quem é o invasor? Foram os hackers que criaram o termo cracker, pois, estes estavam sendo alvo de críticas e julgamentos errôneos de crimes cometidos pelos crackers. Os crackers praticavam roubos e vandalismo: violavam sistemas cibernéticos e enquanto isso a mídia culpava os hackers por total falta de conhecimento.

A Microsoft ainda está treinando oficiais contra esse tipo de crime e enquanto os criminosos cibernéticos (crackers) já possuem muito conhecimento e muitas ferramentas para praticar crimes virtuais.

            Estamos vivenciando um mundo em que os criminosos estão mais ousados, espertos, bem preparados e criativos. Em muitos casos a própria polícia é quem disponibiliza informações e ferramentas para o ágio desses indivíduos. E se a polícia do mundo virtual disponibilizar mais meios para os crackers? Será que nossas informações vão estar seguras mesmo?

            O maior problema do mundo virtual é o medo do roubo de nossas informações e a todo momento estamos buscando mecanismo de segurança para a confiabilidade e integridade das mesmas.

            Dica: Temos que possuir um e-cuidado para uma e-segurança confiável.