E por que não customizar?

Por Auny Nunes Saraiva | 14/05/2014 | Educação

  E por que não customizar?
         
                  Auny Nunes Saraiva(professora,graduada em Pedagogia,com especialização em Administração Escolar)


            Visando uma atividade empreendedora que fosse possível trabalhar em âmbito escolar e que viabilizasse a abordagem do tema sustentabilidade,hoje tão questionado),propus ao diretor da escola que trabalho,a efetivação de um dos projetos que escrevi que aborda tal tema - "Usando a customização como forma de contribuir para a sustentabilidade - Trabalhando o empreendedorismo".Com a aprovação dele,comecei aos poucos com alguns alunos a transformar roupas usadas em novas peças,dando um novo visual,usando e reutilizando materias diversos e acabei por descobrir alguns brilhantes talentos entre os alunos.....que desenham e criam roupas com grande estilo e veio até a cabeça a ideia de que seria interessante aqui na escola ter um curso de estilismo também,pois muitos alunos tem interesse nessa área.
         Após alguns meses,produzimos aos poucos algumas peças e almejamos fazer um desfile para  expormos os trabalhos,revelando os talentos dos alunos aqui da EEEP Maria José Medeiros e nesse desfile gostaríamos de homenagear Dominguinhos,falecido esse ano e que retratou em suas composições a cultura nordestina com tanta fidelidade e amor.
         Os educandos também participaram do EMPREENDER 2013,iniciativa do SEBRAE e do Jornal o Povo e saíram entusiasmados e cheios de perspectivas.
         Acredito,como educadora que o trabalho com projetos tem relevante significado e que é possível desenvolver habilidades e descobrir potencialidades bem significativas em nossos educandos.
         Com o aproveitamento de materiais,estaremos dando ênfase as questões voltadas a sustentabilidade e com a produção de peças estilizadas,que poderão posteriormente ser comercializadas,o foco se volta para o empreendedorismo tanto social como comercial.
         As atividades ocorrem mensalmente por conta da rotina diária do aluno que já é repleta de atividades do eixo curricular.Mas os encontros são bem interessantes,pois "nosso pequeno ateliê" é recheado de ideias fascinantes ,criativas e bem estilosas.
        Além de atividades práticas e teóricas,nos preocupamos também com questões voltadas a formação moral ligadas aos valores que devemos ter no dia-a-dia,pois a ética,a solidariedade e o respeito ao outro e a nossa cultura estão sempre presentes.
        Isso tudo sem contar que é divertido,prazeroso e mexe com o imaginário,com a criatividade....
        Então,por que não entrar na onda da customização?Vale muito a pena!!!
      
I