É na creche que as crianças mais aprendem.

Por Flávia Cristina Soares | 14/05/2010 | Educação

Até o terceiro ano de idade é a fase em que a criança mais aprende. É neste período que geralmente ingressam na creche, sendo cercadas de cuidados, atenção e atividades para brincar e se conhecer.
Se divertem no parquinho da escola, aprende a gostar de livros, mesmo sem saber ler, apenas observando as gravuras. Mal sabem falar, mas se recordam de vários trechos das músicas que aprendem e os gestos ensinados.
Tudo isso acontece em diversas creches do Brasil.
Toda rotina organizada pela creche, serve para que a criança possa desenvolver diversas habilidades como: andar, falar, interagir com outras pessoas, etc.
Nesta fase a criança tem seu conhecimento estimulado por meio de interações com outros (crianças e adultos), brincadeiras e sua imaginação (o faz de conta).
A idéia da creche é apoiar e ajudar as crianças em seu desenvolvimento e não precocemente escolariza-las.
Nesta fase, sentir medo é comum e é responsabilidade da creche saber como lidar com este sentimento da criança. É nesta fase que a criança aprende a diferenciar quem é conhecido, portanto ele confia, e quem é desconhecido, e por isso o medo.
Como ingressar numa escola de educação infantil é uma situação nova, pode provocar medo, afinal não haverá ninguém da família por perto para protegê-la. Com isso entra a adaptação, extremamente importante para dar segurança à criança.
Nos primeiros dias de adaptação, a criança poderá ficar poucas horas na creche para minimizar o impacto sobre elas.
Neste aspecto entra o trabalho dos funcionários da creche que deverão receber a criança com carinho e entusiasmo e de preferência sempre pela mesma pessoa, para que a criança se sinta protegida.
Caso este medo não seja devidamente tratado, ele provoca fobias, timidez excessiva ou até mesmo ansiedade, além de prejudicar o aprendizado.
Cabe aos pais observar as mudanças de comportamento dos filhos e no caso de crianças que ainda não falam, observar reações como choro, expressão de susto, coração acelerado e inquietação.
Para que a criança desenvolva seus conhecimentos e aprenda a superar os seus medos, recomenda-se que os pais ou responsáveis procurem conhecer a instituição em que estão levando seus filhos, os professores, os métodos de ensino e as atividades desenvolvidas, seja a creche pública ou particular.
Desta maneira, com certeza as crianças estarão entregues a bons profissionais e educadores que formarão um adulto capacitado e um cidadão feliz.